MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cinema, teatro, ópera e samba para ficar em casa; veja as dicas da agenda online

Os destaques deste fim de semana para levar o feriadão a sério, com direito à cultura e diversão

Por David Massena
26/03/21 - 14:24
Cinema, teatro, ópera e samba para ficar em casa; veja as dicas da agenda online Diogo Nogueira promove o Conversa de Botequim neste fim de semana | Foto: Reprodução/Marcos Hermes

Para tudo! Vamos fazer uma pausa para recobrar os sentidos e retomar a luta contra a Covid-19. Tudo fechado em nome do bom senso e do amor. E se você puder, fique em casa! O mundo está online e você tem o direito garantido de alimentar-se com arte.

A arte transforma. Muda o olhar, o jeito de encarar a rotina e fortalece a alma! É a vacina contra o negacionismo, a ignorância e a falta de amor à vida. Selecionamos uma agenda incrível para o fim de semana. Impossível passar em branco! Cinema, música popular e erudita, artes plásticas, teatro infantil e adulto, ópera, literatura e muito mais. Não esqueça: Na dúvida, ame. Na falta de amor, duvide!

O documentário “Terra Nova – Era ontem” é dirigido e roteirizado pelos friburguenses Laiane Tavares e Bernardo Dugin e traz histórias sobre os sobreviventes da tragédia de 2011, com exibição online e gratuita no Youtube. Após dez anos da maior catástrofe climática e geotécnica do país, a rotina de readaptação dos sobreviventes que moram no condomínio Terra Nova será contada. Saiba tudo aqui.

João Bosco, MPB4, Zezé Motta, Wanda Sá, Paula e Jaques Morelenbaum, Maria Luiza Jobim, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Fernanda Takai, Oswaldo Montenegro, Áurea Martins, Cristóvão Bastos, Veronica Sabino e Moysés Marques se uniram e cada um, em sua casa, gravou um vídeo que será editado e transformado em live para passar simultaneamente no YouTube do Blue Note Rio e São Paulo, nesta sexta-feira, 26, às 21h. Serão 70 minutos de música para arrecadar fundos para o Retiro dos Artistas. Ingresso solidário disponível no Sympla.

Homenageando o poetinha Vinicius de Moraes , o musical “Com amor, Vinicius – Ou como sobreviver nesta selva obscura e desvairada”, de Hugo Sukman e Marcos França, volta agora para apresentação online, nesta sexta-feira, às 21h, no canal da Diálogo da Arte no YouTube. O espetáculo estreou em 2018 e fez bem-sucedidas temporadas no Rio e em São Paulo. A encenação tem direção de Ana Paula Abreu e é contemplada com o edital “Retomada Cultural”, da Lei Aldir Blanc, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC).

A cantora Catha, de apenas 19 anos, é a aposta da gravadora Warner Music, com o lançamento do EP autoral “Sobre mim (talvez) sobre você”, nesta sexta, 26, em todas as plataformas digitais. As músicas foram produzidas e mixadas por Filipe Soares, que já teve quatro indicações ao Grammy, e masterizadas por Felipe Tichauer, que recebeu dois Grammys. Vale a pena conferir.

A já tradicional Semana do Violino chegou à sua 7ª edição em 2021, desta vez com o foco na Música para Violino Solo. Desde o dia 22 até este sábado, 27, vários dos principais violinistas e artistas da música de concerto da atualidade celebram o fazer e a reflexão artística, através de apresentações e palestras online.

Sexta-feira, 26, será a vez de Cármelo de los Santos, que apresentará composições de J. S. Bach, N. Milstein e F. Tárrega. Solista convidado em mais de 40 orquestras pelo mundo, Cármelo fez sua estreia, em 2021, em Nova York como solista e maestro no Weill Recital Hall no Carnegie Hall com a ARCO Chamber Orchestra. Para conferir, acesse o YouTube às 20h e a conversa com o artista acontecerá na plataforma no Zoom, ás 20h30. No sábado, dia 27, ás 18h, a programação se encerra, pelo aplicativo Zoom, com uma palestra do professor Paulo Bosisio, um dos mais destacados nomes no cenário musical brasileiro, seja como violinista concertista, camerista e pedagogo. O link será divulgado nas redes sociais da Semana do Violino e no chat do YouTube durante as transmissões.

O Sesc RJ transmite, neste sábado, 27, às 11h, em seu canal do YouTube e no perfil do Facebook, uma live em que o artista visual Ernesto Neto vai falar do seu trabalho e a relação com o meio ambiente e o público infantil.

Gratuita e em casa, a peça teatral Chapeuzinho Vermelho - uma versão além da palavra, adaptação do clássico chega ao seu último final de semana de apresentações no YouTube. Os pequenos ainda podem conferir as últimas apresentações que acontecem dias 27 e 28, sábado e domingo, às 16h.

Diogo Nogueira abre sua casa para mais uma live neste domingo, 28, às 12h, no YouTube. O músico faz o “Conversa de Botequim 2”, com o ator Cláudio Mendes interpretando o garçom Alfredinho, e convidados como Nego Álvaro, Marcele Brito, Família Macabu, Andréia Caffe, Fernando Procópio e Amanda Amado.

Em razão do acordo firmado entre as prefeituras do Rio e a de Niterói, passam a ser remotas e gratuitas as sessões da comédia teatral “Esse homem é meu”, com a Cia Temprana. As transmissões acontecem até dia 28, sempre às 20h no site da companhia.

Produzida durante a pandemia da Covid-19, ao longo de 2020 até os dias de hoje, a opereta “A Peste”, escrita com música e libreto de Cyro Delvizio, um dos mais destacados violonistas, compositores e pesquisadores de sua geração, irá ganhar sua primeira montagem em palco. Confira clicando aqui.

A quarta edição do “Incrível Encontro de Palhaces e Circo do Sana”, pela primeira vez em formato totalmente online, é a pedida do fim de semana. Com início na sexta-feira, 26, até o domingo, 28, será uma mostra diversificada do que há de mais inovador na linguagem audiovisual de palhaçaria, comicidade e artes circenses.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.