MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Encontro de Palhaços e Circo do Sana tem mostra inédita online

Inovação em linguagem audiovisual para o circo reúne mais de 100 artistas neste fim de semana

Por David Massena
25/03/21 - 14:59
Encontro de Palhaços e Circo do Sana tem mostra inédita online Apresentação do encontro de 2019 | Foto: Renan Otto

A quarta edição do “Incrível Encontro de Palhaces e Circo do Sana”, pela primeira vez em formato totalmente online, é a pedida do fim de semana. Com início na sexta-feira, 26, até o domingo, 28, será uma mostra diversificada do que há de mais inovador na linguagem audiovisual de palhaçaria, comicidade e artes circenses.

O evento será transmitido gratuitamente nas plataformas do YouTube e Facebook, apresentando variedades circenses, oficinas livres e mesas redondas, reunindo 42 artistas e coletivos, o que totaliza mais de 100 profissionais diretamente envolvidos no projeto inédito, pensado exclusivamente para o formato digital.

O encontro reúne coletivos de várias partes do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia e Goiás, e da América Latina, como Argentina, Uruguai e Costa Rica. Destaque ainda para artistas da Região Serrana do Rio, onde o evento originalmente ocorreu nas três primeiras edições (2017 a 2019), no Arraial do Sana, distrito de Macaé.

De acordo com os curadores do projeto, Carol Marchiori e Fabiano Freitas, desde o início da pandemia a dupla vem pesquisando com a palhaça e produtora Débora Dias novos formatos e possibilidades de migração da linguagem da arte de rua para o audiovisual.

“É uma tarefa delicada, pois a arte de rua é francamente baseada na interação direta com o público. O artista constrói sua cena a partir da resposta da plateia. E como transpor isso para o ambiente virtual?”, informa Fabiano.

Apesar do desafio, Carol Marchiori conta que passou a acompanhar as redes sociais dos artistas que continuaram se movimentando dentro dessa nova forma de atuar.

“No início, a gente via uma gravação simples daquilo que já era feito presencialmente. Mas, na sequência, identificamos técnicas específicas, com jogos de câmeras e demais recursos, que faziam os números cômicos se tornarem mais atrativos”, explica.

A curadoria também valorizou os profissionais que já estiveram em outras edições do “Incrível Encontro”, considerando que é a primeira vez que o evento recebe um patrocínio público para sua realização, premiado na Lei Aldir Blanc, da Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, numa realização da Lasca Produções, em parceria com a Candeia Produções.

As outras edições foram realizadas de forma independente, com apoio do comércio local para hospedagem e alimentação, sendo que o cachê era obtido por meio da colaboração consciente do público, o famoso “passar o chapéu”, principal ferramenta de pagamento dos artistas de rua.

Incrível encontro

O “Incrível Encontro de Palhaces e Circo do Sana” é o ápice de um movimento cultural iniciado na Serra Fluminense por Fabiano Freitas há mais de 20 anos.

“Nessas últimas décadas não me lembro de ter ficado um final de semana sem me apresentar no Sana, em Lumiar ou em São Pedro da Serra”, informa.

Com a consolidação do trabalho, outros artistas passaram a se apresentar nos finais de semana no Sana e região, gerando uma programação diversa para a comunidade local. Carol Marchiori destaca ainda importância do circo para abertura dos canais de comunicação entre os moradores da Serra e os turistas, tornando a convivência mais fluida e alegre. O Incrível Encontro, desde 2017, é uma iniciativa do Quintal do Mundo, coletivo que reúne Carol Marchiori, Débora Dias, Fabiano Freitas e Thadeu Ferreira.

A excelência artística é uma das marcas. São dezenas de números envolvendo as mais variadas técnicas de circo e palhaçaria, como excentricidades musicais; reprises clássicas e adaptadas, com ou sem falas; equilibrismos; malabares; comédia física; bufonaria; bambolê; parkour; corda bamba e vários outros.

Uma novidade desta edição são as mesas redondas, transmitidas ao vivo, que abordam temas sensíveis ao universo do circo, como palhaçaria feminina, vida artística em família e arte de rua na pandemia. Já as oficinas possuem, em sua maioria, classificação livre e podem (e devem) ser feitas por crianças acompanhadas por responsáveis. Dentre os módulos, há iniciação em malabarismo, construção de brinquedos circenses, acrobacia de solo, circo em família e outros.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.