Cineclube Lumiar e Trupe Família Clou, de Friburgo, recebem Diploma Heloneida Studart na Alerj
Iniciativa reconheceu 122 personalidades e instituições que contribuem para a cultura no estado do Rio de Janeiro
Representantes do Cineclube Lumiar (esquerda) e da Trupe Família Clou (direita) recebem o Diploma Heloneida Studart
|
Fotos: Reprodução/Cineclube Lumiar/Trupe Família Clou
Na noite da última quarta-feira, 3, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou a cerimônia de entrega do tradicional Diploma Heloneida Studart.
Entre os agraciados deste ano estão o Cineclube Lumiar e a Trupe Família Clou, ambos de Nova Friburgo, na Região Serrana.
Ao todo, 122 personalidades e instituições que realizam notórias contribuições à cultura fluminense foram reconhecidas.
A presidente da comissão, deputada Verônica Lima, falou sobre a importância do diploma:
Heloneida foi parlamentar aqui nesta casa legislativa, também uma jornalista e defensora da cultura, da arte e da democracia. Esse importante diploma é um reconhecimento e uma valorização aos ativistas e as instituições que promovem a cultura em todo o território do estado do Rio de Janeiro. Eles fazem a diferença nas suas comunidades e nos seus territórios, promovendo cultura e levando arte a quem mais precisa.
Para ser agraciado, o movimento cultural interessado deve se inscrever durante um determinado período do ano.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Nesta edição, de acordo com a Alerj, foram 700 inscrições, número recorde se comparado com as anteriores.
Entre os agraciados, o Cineclube Lumiar, de Nova Friburgo, participou da premiação que ocorreu no Palácio Tiradentes na última semana.
Desde 2008, o projeto promove o acesso ao cinema nacional por meio de sessões gratuitas no quinto distrito, além de roda de conversas e outras atividades.
Ao Portal Multiplix, Pedro Kiua, fundador e diretor do Cineclube Lumiar, declarou sua felicidade ao receber o Diploma Heloneida Studart:
É um reconhecimento pela importância, pela resistência cultural que o Cineclube Lumiar demonstra no interior do estado. É uma iniciativa que é voltada para o público. A gente não cobra ingresso, promove acesso ao melhor do cinema nacional e também ao contato com os realizadores, pois convidamos diretores, atores.
Regularmente, às 18h dos domingos, o salão de madeira da Euterpe Lumiarense é um local de encontro para os amantes da cultura e do cinema.
Cineclube Lumiar realiza diversas atividades desde 2008 | Fotos: Reprodução/Cineclube Lumiar
Pedro ressaltou ainda a importância das iniciativas culturais que estão perto do público:
Muito mais importante que um evento que ocorre no final de semana é aquela cultura que faz parte do teu cotidiano, em que você pode encontrar com outras pessoas, ter acesso a um bem cultural. O Cineclube é esse espaço.
Outro movimento da cidade serrana que também recebeu o Diploma Heloneida Studart nesta edição foi a Trupe Família Clou.
Com oficinas, fanfarras, espetáculos e muitos risos, o grupo já soma 23 anos de história circense entre família.
A Trupe Família Clou leva a arte do circo para diversas cidades | Fotos: Reprodução/Trupe Família Clou/Thalles Kadett
Dalmo Latini, fundador da trupe, afirma que em momentos como esse, de receber uma honraria, passa um filme pela cabeça:
São 23 anos de trajetória, então a gente lembra das pessoas que a gente conheceu pelo caminho, dos amigos que a gente fez, das cidades que visitou, da plateia que sempre apoiou.
Em meio à felicidade de ser reconhecido, Dalmo faz questão de relembrar pessoas da área da cultura que foram importantes para a Família Clou, como Nelmo Ricardo, Raquel Nader, Carlito Marchon e completou:
É o momento de a gente receber, mas ao mesmo tempo exercitar essa nossa gratidão por tanta gente que nos ajuda até hoje nessa caminhada.
A trupe é originalmente formada pelo casal Dalmo Latini e Talita Melone, junto aos filhos Ian Melone Escamilha e Isabela Melone Escamilha.
Ao longo das mais de duas décadas de criação, o projeto cresceu e desenvolveu diversas ações, como a Fanfarra Circodélica.
O espetáculo itinerante reúne diferentes artistas e leva a arte circense, música ao vivo, bonecos e muita diversão por onde passa.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






