MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Campesina Friburguense comemora 152 anos com programação especial

Tradicional banda de Nova Friburgo vai celebrar o aniversário com concerto e missa em Ação de Graças

Por Matheus Oliveira
06/01/22 - 15:48
Campesina Friburguense comemora 152 anos com programação especial Campesina Friburguense completa 152 anos nesta quinta | Foto: Reprodução/Campesina Friburguense

A Sociedade Musical Campesina Friburguense, um patrimônio da história de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, completa 152 anos nesta quinta-feira, 6.

E, para celebrar a data, a Campesina vai reunir integrantes e convidados nesta quinta, a partir das 19h30, em seu salão nobre.

Na programação, está previsto um concerto da Banda Sinfônica Campesina Friburguense, sob a regência do maestro Marcus Almeida.

A sede da instituição fica localizada na Avenida Campesina Friburguense, 85, no Centro.

Já nesta sexta-feira, dia 7, será celebrada uma missa em Ação de Graças pelo aniversário da instituição. A solenidade será realizada na paróquia de São Bento Abade, no bairro Ypu, às 19h.

História

A tradicional banda e escola de música da cidade foi fundada em 1870, por um grupo de republicanos abolicionistas liderado pelo Major Augusto Marques Braga, e que teve como primeiro maestro o mestre Presciliano José da Silva.

Desde 1870, a presença da Campesina é constante nos acontecimentos mais significativos da vida e história de Nova Friburgo.

A Campesina tem uma escola de música com aulas gratuitas para instrumentos de banda, teoria musical, instrumentos de sopro e percussão.

Ao longo da história, a Campesina recebeu diversos prêmios, como a condição de hors-concours, por vários anos, do Concurso de Bandas de Músicas Civis do Estado, depois de ter sido campeã por cinco vezes, sendo duas vezes consecutivas.

A Sociedade Musical também participou como a única representante fluminense no Campeonato Nacional de Bandas de Música Civis de São Paulo e foi vice-campeã brasileira em dezembro de 1993.

A Campesina Friburguense também já esteve em outros países. Na Suíça, especialmente, realizou diversas apresentações, como o espetáculo: “Nova Friburgo Canta Brasil", em 2002.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.