Cabo Frio, Friburgo, Duas Barras e Teresópolis têm programação especial para comemorar o Dia de Reis
Grupos começam a se apresentar a partir desta sexta, 6, e fazem cortejos durante todo o mês de janeiro
05/01/23 - 11:47 | Atualizada em 06/01/23 - 09:37

Elas são raras e, as poucas que existem, mantém a tradição de cortejos, cantorias e visitações em presépios, casas e locais públicos, principalmente no interior do estado do Rio. Mas elas também estão espalhadas em outras cidades do país.
A Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, provavelmente trazida para o Brasil no século XIX.
De caráter cultural e religioso, ocorre geralmente no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia em que é celebrado o Dia de Reis ou Dia dos Reis Magos. Data que relembra a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus.
Em Nova Friburgo, na Região Serrana no Rio, existem cerca de 18 grupos de Folia de Reis. Elas começam as andanças a partir das 19h desta sexta-feira, 6, pelo presépio no centro de Conselheiro Paulino, um distrito de Friburgo.
Música e percussão marcam as passagens das folias | Foto: Regina Lo Bianco
No sábado, dia 7, um dos grupos mais antigos de folia na cidade, o ‘Reisado de Mury São Sebastião’, faz cortejos por algumas localidades, como Riograndina e Conselheiro Paulino, repetindo cantos e movimentos cênicos que estão sendo mantidos há 90 anos pela família.
A antiga folia de 1932 foi a herança que Ademir Alves Ribeiro recebeu do pai e hoje o assunto é um dos principais da sua vida. Atualmente, ele ocupa o cargo de presidente de uma associação de folias em Friburgo.
Ademir contou que o primeiro encontro de folias na região será em Duas Barras, no sábado e domingo, dias 7 e 8 de janeiro.
Cerca de 30 grupos de folias, vindos de diversas localidades, irão se apresentar na Praça Governador Portela para o 46° Encontro de Folia de Reis de Duas Barras. A tradição é forte no município e atravessa o tempo, sem perder as características originais.
Ademir informou ainda que nos dias 21 e 22 de janeiro acontecerá um encontro de folias em Friburgo e cerca de 18 grupos irão participar deste festival.
Folias começam os cortejos no Dia de Reis, 6 de janeiro | Foto: Regina Lo Bianco
Teresópolis
A Folia Estrela Guia vai se apresentar na Casa de Cultura Adolpho Bloch nesta sexta, dia 6, às 19h, com entrada franca. O grupo foi contemplado com prêmio do edital ‘Folia RJ 2023’, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O município tem duas folias em atividade: a Estrela Guia e a Estrela Marte do Oriente. As duas são tombadas pela Secretaria de Cultura como patrimônios imateriais do município.
A secretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão, disse que Teresópolis realiza encontros de Folia de Reis há 12 anos, para garantir a continuidade dessa manifestação cultural. Ela faz o convite:
A Folia de Reis alia cultura e fé e merece todo o nosso incentivo. Vamos prestigiar, no dia 6 de janeiro, esse bonito festejo popular e tradicional brasileiro.
A Folia Estrela Guia surgiu há 40 anos com o mestre Reginaldo Lopes. Ele estava acostumado a ouvir as histórias de folia contadas pelo pai e guardou no coração a vontade de dar continuidade à tradição.
Em dezembro de 1982, um pequeno grupo se reuniu pela primeira vez, com alguns poucos instrumentos. Reginaldo aprendeu primeiro cavaquinho e depois bandolim, para animar os cortejos.
O pai dele, Francisco Lopes, foi mestre de Folia de Reis na década de 1950 e envolveu a família na cultura brasileira que mostra uma mistura de folclore e religião, com música, teatro e fé entre os participantes.
Praça da Cidadania, na Praia do Forte, será palco das Folias de Reis em Cabo Frio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
Cabo Frio
Na Região dos Lagos do Rio, a Praça da Cidadania, na Praia do Forte, será o palco das Folias de Reis de Cabo Frio.
Estava previsto para esta sexta-feira, dia 6, uma festa comandada pelos grupos folclóricos Estrela do Oriente e Estrela D’alva. A folia Boi da Abissínia iria abrir o espaço para os grupos passarem com o cortejo no meio do público.
Mas por causa a chuva, a Prefeitura de Cabo Frio informou que a celebração da Folia de Reis foi adiada.
Em breve, será divulgada uma nova data para a realização da festa, nos canais oficiais da Prefeitura.
A Folia de Reis é considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Cabo Frio, desde que a lei 3.268 foi sancionada pelo prefeito José Bonifácio, em março de 2021.
Com a sanção, o Dia de Reis passou também a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade, mantendo viva a cultura popular de Cabo Frio, a tradicional festa cristã.
Uma das figuras presentes nas folias é o palhaço | Foto: Regina Lo Bianco
Você já viu uma Folia de Reis?
Também chamada de ‘Reisado’ ou ‘Festa de Santos Reis’, a Folia de Reis é marcada por um desfile com um grupo vestindo roupas coloridas e muitas fitas, entoando músicas tradicionais da cultura popular brasileira.
Os participantes se distribuem em posições determinadas por especializações vocais e instrumentais, numa rica manifestação cultural e artística.
As figuras centrais da folia têm sempre um mestre, a representação dos três Reis Magos, o palhaço e o coro, e o portador da bandeira. Todos são misturados com instrumentos compondo a indumentária, como acordeons, violas e violões, cavaquinhos e reco-recos, pandeiros, entre outros.
As folias costumam visitar casas, indo de porta em porta com uma cantoria peculiar, como uma ladainha, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.
Dizem que a visita de uma folia costuma abençoar a casa, e é comum receber os participantes com uma mesa farta de alimentos e comidas típicas e regionais.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.