MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Beleza e tranquilidade de Lumiar, em Friburgo, serão destaques na próxima novela da Rede Globo

Personagem da atriz Carolina Dieckmann terá nome do distrito, em homenagem ao lugar onde nasceu

Por Nai Frossard
10/01/23 - 12:04
Beleza e tranquilidade de Lumiar, em Friburgo, serão destaques na próxima novela da Rede Globo Samuel de Assis, Carolina Dieckmann, o diretor Paulo Silvestrini, Claudia Ohana e José Carlos Machado em Lumiar | Foto: João Miguel Júnior/TV Globo

Vim fazer Lumiar em Lumiar.

Foi assim que a atriz Carolina Dieckmann escreveu a legenda de uma foto postada em sua rede social, no início da gravação da próxima novela das 19h, ‘Vai na Fé’.

Dieckmann é Lumiar, uma advogada que recebeu o nome do lugar em que nasceu.

Criada e escrita por Rosane Svartman e com direção artística de Paulo Silvestrini, a novela estreia na TV Globo na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro, e tem cenas gravadas no distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

A equipe de ‘Vai na Fé’ viajou em novembro para o local, que fica a 30 km do centro de Friburgo, conhecido principalmente pelos passeios próximos à natureza. Cerca de 100 pessoas, entre produção, elenco e figuração estiveram no local para produzir algumas cenas. A Globo não informou se realizará novas locações em Lumiar.

Lumiar e Ben, Dora e Fábio: gravações em novembro, feitas em LumiarLumiar e Ben, Dora e Fábio: gravações em novembro, feitas em Lumiar | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foi na vila cercada por montanhas e muito verde, que as primeiras imagens do ‘Refúgio Paz de Lumiar’ foram gravadas.

O centro de terapia holístico é o lugar onde vivem Dora e Fábio, personagens de Claudia Ohana e Zé Carlos Machado, pais de Lumiar. O refúgio é um local de contato com a natureza, paz e renovação, mas a advogada não se identifica com nada ali.

A personagem foi batizada com o mesmo nome que inspirou Beto Guedes na música, e a atriz começou cedo a preparação: em outubro, Carolina Dieckmann mudou o visual, cortando e mudando a cor do cabelo para uma tonalidade mais dourada. “Trocando de pele para ser outro alguém”, escreveu ela.

Os artistas Mel Maia, Henrique Barreiras, Luiza Loroza e Bruno Trindade também participaram das gravações que aconteceram no hotel Parador Lumiar, com aproximadamente 440m² de área em plena Mata Atlântica.

A autora de "Vai na Fé", Rosane Svartman, contou que a novela é uma história cheia de conflitos, humor, romance, e que trata de temas contemporâneos que atravessam a vida de todos os personagens: "desde os mais jovens aos mais vividos".

São dramas que devem entreter, emocionar, fazer a gente torcer e pensar. Nessa novela, temos personagens que acertam e erram, aprendem e erram de novo, mesmo tentando acertar.

Svartman ressalta que os personagens são humanos, imperfeitos, como todo mundo. “A obra fala da esperança, da fé e de seguir em frente, mesmo em meio às adversidades, acreditando num futuro melhor", definiu a autora.

Claudia Ohana é Dora, dona do centro holístico Refúgio Paz de Lumiar Claudia Ohana é Dora, dona do centro holístico Refúgio Paz de Lumiar | Foto: João Miguel Junior/TV Globo

O diretor Paulo Silvestrini falou da importância dos dias que estiveram em Lumiar, lugar que atrai turistas e pessoas que procuram trocar a agitação dos centros urbanos por ambientes calmos e silenciosos, para renovar a energia:

Viajar foi essencial para nos conectarmos ao lugar que pensamos como o Refúgio Paz de Lumiar. Nossa locação tinha uma atmosfera incrível, cercada por montanhas, com horta, cachoeira e muita natureza, um silêncio e uma paz bem similar ao centro holístico da nossa trama.

Ele disse que uma viagem é sempre um momento importante de imersão do grupo, de integração e de entendimento sobre a história que está sendo contada:

Fiz questão que o elenco e a produção vivenciassem aquele momento.

Carolina Dieckmann é Lumiar e mudou o visual em outubro para a novelaCarolina Dieckmann é Lumiar e mudou o visual em outubro para a novela | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na novela, Lumiar, personagem vivida por Carolina Dieckmann, não gosta do seu nome. Nas redes sociais, ela foi uma das primeiras do elenco a postar fotos, desde que começou a se preparar para a nova produção. “Quem sou eu: Carol ou Lumiar?”, perguntou ela, em uma de suas postagens.

Carolina faz par com o ator Samuel de Assis: são o casal Lumiar e Benjamin. Ela é objetiva e racional, enquanto ele é idealista e passional. Apesar de apresentarem personalidades opostas, eles se aproximam na faculdade de Direito e acabam unidos pelo amor.

Uma novela de fé

“Vai na fé! Vai dar certo!” é a crença de todos os dias de Sol (Sheron Menezzes), desde o momento que levanta para trabalhar, às 6h. Moradora de Piedade, bairro tradicional da Zona Norte do Rio de Janeiro, e, vendedora de quentinhas no centro da cidade, Sol é como milhões de brasileiros que sonham e lutam.

É a fé que move Sol e sua trajetória dá o tom do enredo. Ao lado de Sol nas batalhas do dia a dia, está sua família: a mãe Marlene (Elisa Lucinda), o marido Carlão (Che Moais) e as filhas Duda (Manu Estevão) e Jenifer (Bella Campos).

Sol canta no coral da igreja desde a infância, mas na juventude, sem que os pais soubessem, ela frequentava os bailes funks que marcaram os anos 2000 e era conhecida como “a princesa do baile”.

A família passa por dificuldades financeiras, com Carlão desempregado desde a pandemia. E é nesse momento que o acaso a faz parar nos palcos: ela recebe um convite para trabalhar com Lui Lorenzo (José Loreto), um cantor pop e conquistador.

Essa reviravolta na vida de Sol faz com que ela reencontre Benjamin (Samuel de Assis), sua paixão na juventude, e Theo (Emilio Dantas), de quem guarda más lembranças.

Casado com Clara (Regiane Alves), Theo é um empresário de sucesso que esconde negócios escusos, sem que ninguém desconfie.

Primeiras imagens gravadas em um local cercado de montanhasPrimeiras imagens gravadas em um local cercado de montanhas | Foto: João Miguel Junior/TV Globo

Lumiar e Ben

Outro casal da trama é Lumiar e Benjamin. Ben se casou com Lumiar e juntos construíram uma vida profissional bem-sucedida como advogados criminalistas.

Foi Ben quem estava ao lado de Lumiar em seu primeiro e último porre. Quando o pai de Ben morreu, Lumiar ajudou o rapaz recém-formado a segurar as pontas no escritório que herdou. Juntos, os dois construíram carreiras bem-sucedidas, e a parceria vai além da rotina dos tribunais.

Não ter filhos é uma decisão de Lumiar, que Ben consentiu no início do relacionamento. O desejo dele é tirar um ano sabático, mas esse dia ainda não chegou.

Positividade

O diretor Paulo Silvestrini conta que a trama vai apresentar os conflitos de diferentes gerações e camadas socioculturais, dentro da diversidade do Rio de Janeiro:

É uma novela carregada dessa positividade tão característica do povo brasileiro, dessa certeza de que o amanhã será melhor.

Ele disse que o ambiente é a cidade plural e misturada, onde as diferentes gerações, culturas e identidades sociais se confrontam e convivem, adequando expectativas e revendo valores.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.