MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Banda dos 9 aos 90 animará o Carnaval friburguense com tradicionais marchinhas

Grupo desfila desde 2003 e promete animar os foliões na segunda, 4, e na terça-feira, 5, na Avenida Alberto Braune

Por Sara Schuabb
04/03/19 - 09:14
Banda dos 9 aos 90 animará o Carnaval friburguense com tradicionais marchinhas Banda desfila há 16 anos no Carnaval friburguense unindo crianças, jovens, adultos e idosos | Foto: Clóvis Aparício/Arquivo pessoal

“Ó abre alas, que eu quero passar, Ó abre alas, que eu quero passar...” Com o intuito de resgatar as tradicionais marchinhas e animar as segundas e terças-feiras do Carnaval friburguense, um grupo de amigos resolveu criar, em 4 de março de 2003, a Banda dos 9 aos 90, que desde então vem reunindo uma legião de foliões de todas as idades na Av. Alberto Braune.

“Friburgo ressentia-se de um Carnaval diferente. Queríamos algo que atendesse todas as faixas etárias, então, foi um nome sugestivo – temos crianças, adultos, idosos, com o lema de resgatar o Carnaval antigo, tocando marchinhas que têm mais de sessenta anos, mas incluímos alguma coisa mais nova no repertório também”, conta Clóvis Aparício, um dos fundadores da banda.

Segundo Clóvis, a inspiração veio das bandas do Bola Preta e da Banda de Ipanema, do Rio de Janeiro. Atualmente, o grupo desfila com cerca de 50 músicos, sendo a maioria da Campesina Friburguense, da Euterpe e de outros municípios como Duas Barras, Bom Jardim e Rio de Janeiro.

“Sem dúvida, desde sua primeira apresentação, a banda é um sucesso, uma das grandes atrações nos desfiles no Carnaval friburguense”.

Para pagar o cachê dos músicos, a banda vende camisetas com apoio de empresários locais. E, quem quiser ajudar é só procurar na banca de jornal do Marinho, localizada no Paissandu, a R$ 30. Os que quiserem acompanhar a banda, os desfiles acontecem na segunda e terça-feira de Carnaval, 4 e 5 de março, com concentração às 16h, na Av. Campesina Friburguense, nº 85.

Marchinha de Carnaval

O estilo musical descende das marchas populares portuguesas com influência do compasso binário das marchas militares, porém mais aceleradas e com melodias simples e vivas, cheias de duplo sentido.

O estilo foi predominante no Carnaval brasileiro dos anos 20 aos anos 60 do século XX, quando começou a ser substituído pelo samba enredo. Mas, mesmo assim, continuam presentes animando os festejos pelo país.

A primeira marchinha foi de Chiquinha Gonzaga, composta em 1899, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, de São Paulo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.