MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Audiência Pública discute o futuro da Praça Getúlio Vargas em Nova Friburgo

Evento ocorrerá na sede da OAB, nesta sexta-feira, a partir das 17h30, e discutirá série de intervenções no espaço

Por Matheus Oliveira
31/08/18 - 16:05
Audiência Pública discute o futuro da Praça Getúlio Vargas em Nova Friburgo Praça Getúlio Vargas poderá sofrer intervenções a partir de março do ano que vem | Foto: Amanda Tinoco/Arquivo

Com o intuito de discutir o futuro da Praça Getúlio Vargas, a 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Nova Friburgo, realiza nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, a partir das 17h30, na sede da instituição, uma audiência pública com a população e as autoridades municipais.

Após o corte de eucaliptos no local em 2015 e a constatação de irregularidades no serviço, a Prefeitura Municipal assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o intuito de regulamentar o corte e poda de árvores na praça. Dentro do TAC, a Prefeitura elaborou um projeto de requalificação da praça. Segundo o conselheiro da OAB, Rafael Borges, o projeto prevê a divisão da praça em três espaços e permissão para a instalação de quiosques comerciais. As obras estariam previstas para março de 2019.

“Pedimos acesso ao TAC pois este processo irá transformar a praça e requalificá-la. A justificativa da Prefeitura é garantir a segurança da população. Gostaria de deixar claro que nós não somos contrários a isso. Mas não somos favoráveis a cortar árvores que não ofereçam riscos e que se mude o traçado original do espaço.”, contou Rafael Borges.

“Os motivos do tombamento são o traçado original do Auguste François Marie Glaziou (paisagista francês), artista considerado um gênio da sua época e que se inspirou em jardins franceses para construir a praça e a catedral dos eucaliptos. Queremos que seus padrões arquitetônicos sejam preservados e que a população seja ouvida a respeito deste tema”, afirmou, destacando que convidou representantes da Câmara de Vereadores, da Prefeitura Municipal, da Fundação Dom João VI, do Ministério Público Federal e do Iphan.

A Praça Getúlio Vargas foi tombada pelo Iphan em 1972 por ter construções ecléticas e de estilo germânica ao seu redor. Ela foi classificada como conjunto arquitetônico e paisagística.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.