MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Artista de Teresópolis faz obras de arte com colagem de papel

Artista vem se destacando no município e em programas de rede nacional por técnicas próprias de fazer arte

Por Sara Schuabb
01/05/19 - 09:34
Artista de Teresópolis faz obras de arte com colagem de papel Leonardo Vital passou a ser reconhecido após ter produzido retrato da apresentadora Fátima Bernardes | Foto: Divulgação/Leonardo Vital

Quando tinha dez anos, o teresopolitano Leonardo Vital, de família humilde, ganhou de seu pai tela, tinta e pincel – e foi a partir desse presente que resolveu dar vida a seu sonho de artista. Começou a pesquisar obras de Picasso, Monet e Van Gogh nas bibliotecas da cidade e a perceber que o diferencial de cada um desses renomados artistas era o fato de terem desenvolvido um estilo próprio.

Leonardo diz que sempre gostou de pintura, mas se encontrou quando conheceu as possibilidades do artista plástico brasileiro Vick Muniz, conhecido por usar materiais inusitados em suas obras como sucatas, açúcar e chocolate.

“Em 2013 conheci Vick Muniz, que transformava comida e sucata em obras de arte, com várias técnicas. Isso abriu os meus olhos. Então, de lá para cá, vi que dava para fazer arte de outra forma”, conta Leonardo. A partir de então, ele vem fazendo arte com colagem de papel de revistas, com cerca de um metro e meio. E seu trabalho ganhou visibilidade em 2018 quando fez um grande retrato da Fátima Bernardes e conseguiu exibi-lo em rede nacional no programa da apresentadora.

Releitura de Édouard Manet, feita com técnicas próprias por Leonardo VitalReleitura de Édouard Manet, feita com técnicas próprias por Leonardo Vital | Foto: Divulgação/Leonardo Vital

“Vi que havia várias obras de artes em painéis no programa e resolvi me filmar fazendo o retrato dela. Coloquei o vídeo no youtube e teve mais de 15 mil visualizações. Aí fui chamado para ir lá entregar o quadro e falar do meu trabalho, em 2018. Quando voltei, os canais daqui me procuraram para me entrevistar. Aí o Sesc abriu as portas para mim”, conta.

Foto: Obras feitas com colagem de papel, por Leonardo Vital Foto: Obras feitas com colagem de papel, por Leonardo Vital | Divulgação/Leonardo Vital

Em 2018, Leonardo Vital fez uma exposição no Sesc de Teresópolis de três meses, com média de cinco mil visitantes, participou do festival de inverno do município e também foi convidado para participar da Sociedade de Artistas de Teresópolis – Soarte, da qual participará de uma exposição de aniversário de 36 anos que será aberta em 10 de maio deste ano.

“Persisti e estou conseguindo mostrar meu trabalho e vender as obras. Já estou com outra exposição pelo Sesc no Hotel Alpina. Também fiz o retrato da Eliana e me convidaram para entregar o quadro. A Eliana gostou tanto que já mostrou a obra em rede nacional, então ganhei mais uma visibilidade”, diz.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.