MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aniversário de 32 anos de São Pedro da Serra será comemorado neste sábado, 30 de março

Comemoração contará com exposição fotográfica, apresentação circense, exibição de vídeos e show

Por Sara Schuabb
29/03/19 - 13:08
Aniversário de 32 anos de São Pedro da Serra será comemorado neste sábado, 30 de março São Pedro da Serra comemora 32 anos de emancipação de Lumiar, com programação cultural. | Foto: João Luccas Oliveira

Lugar de povo acolhedor, com clima bucólico e tranquilo, belezas naturais e vida noturna animada, São Pedro da Serra, 7º Distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está fazendo 32 anos desde que se emancipou do distrito de Lumiar. Situado a 30 km do centro da cidade, o local faz parte do polo de Turismo e se destaca pela gastronomia e pelo celeiro de artistas - de artes plásticas a músicos de MPB, rock e forró. A região tem como referências tradicionais um coreto cinematográfico na Praça João Heringer, cenário romântico de encontros e eventos, e o espaço cultural Clube Estrela do Mar.

Segundo a presidente da Associação de Moradores, Rita Ouverney, São Pedro da Serra reúne uma população de cerca de oito mil habitantes e tem o turismo e a agricultura familiar como os principais ramos da economia local. “Atualmente, há muitos moradores que vieram do Rio de Janeiro, principalmente professores aposentados em busca de um lugar tranquilo com boas escolas para seus filhos. Aqui também temos uma agricultura familiar forte e 50% da população local vive do Turismo. São 35 pousadas e muitos moradores que alugam suas casas nos fins de semana e feriados", diz.

O vilarejo bucólico de São Pedro da Serra atrai muitos turistas do Rio de Janeiro e Minas GeraisO vilarejo bucólico de São Pedro da Serra atrai muitos turistas do Rio de Janeiro e Minas Gerais | Foto: João Luccas Oliveira

Quanto ao aumento da migração de moradores de outros municípios para a localidade, Rita conta que os moradores vivem de forma harmônica com quem vem de fora. “Antigamente, os moradores tinham seu pedaço de terra e não tinham dinheiro. Hoje, muitos tem uma situação mais tranquila, venderam um pedaço de terra, alugam casas, vivem do Turismo”, diz.

Sobre o que falta para melhorar a qualidade de vida no distrito, a presidente da associação destaca que é preciso investir na melhoria da estrada que liga Lumiar a São Pedro, melhorar a coleta de lixo, que não passa todos os dias, e promover mais atividades culturais.

A comemoração do aniversário de 32 anos acontecerá na quadra esportiva de São Pedro da Serra, com exposição de fotos, organizada por alunos do Colégio Estadual José Martins da Costa. Confira a programação:

  • 16h – Caminhada/Corrida com premiação & Leitura dramatizada da peça “ A viagem”, de Jorge Miguel Mayer. Elenco: Fillipe Fernandes e Ricardo Monteiro.

  • 17h30 - Apresentação Circense – Natarcia

  • 18h30 - Homenagens ao escritor José Miguel Maia e à enfermeira Carla Boy

  • 19h – Exibição de vídeos, fotos antigas e música

  • 20h – Bingo

  • 21h – Show Aton e Lúcia

Na terça-feira 2 de abril, às 9h, haverá hasteamento de bandeira e a execução dos hinos do município e do distrito, na Escola Municipal São Pedro da Serra, na Rua Rodrigues Alves, 368.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.