Cristãos se preparam para encenar Via Sacra durante a Semana Santa em Nova Friburgo
Programação extensa nas igrejas antecede a Páscoa, que será celebrada no domingo, 31

A Páscoa é celebrada no próximo dia 31, domingo. Porém, os dias que antecedem a festa são de muita preparação para os cristãos.
No catolicismo, esse é o momento mais importante do ano litúrgico e o calendário de celebrações é intenso. Uma das atividades mais conhecidas dessa época do ano são as encenações da Via Sacra.
Encenação na Catedral
A Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está em preparação para apresentar aos fiéis o caminho que, segundo o cristianismo, Jesus Cristo percorreu até o local da crucificação.
Ao Portal Multiplix, a coordenadora da Via Sacra, Glayciane Carvalho, falou sobre o movimento:
Há dez anos, a Catedral de São João Batista abre a semana maior (Semana Santa) com a encenação da Via Sacra, organizada pelo grupo ‘Amigos de Deus’. Encenação esta que não é um simples teatro, mas sim uma forma de levar os fiéis a adentrar na Semana Santa com um coração contrito e voltado para paixão de nosso senhor Jesus Cristo.
Na matriz, 25 jovens e adultos se preparam por um mês, com ensaios coordenados pelo jovem Jonas Wenderoschy.
Os ensaios para a apresentação acontecem há um mês, com a participação de 25 jovens e adultos | Foto: Divulgação/Catedral de São João Batista
A responsável pela Via Sacra ainda falou sobre como é participar da apresentação:
Poder viver este momento nos dá a graça de experimentar mais intimamente o mistério da Semana Santa e também de levar muitas pessoas a viverem essa experiência com amor redentor de um Deus que se fez homem pra remir os nossos pecados.
A Via Sacra acontece na Catedral de São João Batista, no Centro, na próxima segunda-feira, 25, às 19h.
Encenação em Riograndina
Ainda em Nova Friburgo, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Riograndina, também vai realizar a encenação desse momento especial, conhecido como a ‘Paixão do Senhor’.
No segundo distrito, a apresentação será na sexta-feira, 29, às 18h, pelo bairro, com início na praça, percorrendo até a antiga linha férrea, onde estão os casarões da época do trem, e retornando a Igreja Católica.
Via Sacra em Riograndina é preparada pela própria comunidade | Foto: Divulgação/Lucas Lima (Paróquia de Nossa Senhora do Rosário)
Segundo a organização, a preparação para o evento começa meses antes com ensaios e produção do cenário. Na sexta-feira, os trabalhos começam às 5h.
Essa é a 10ª edição da Via Sacra Viva, que conta com 70 pessoas envolvidas, entre intercessores, atores, produção, execução dos cenários, sonorização e iluminação cênica.
Neste ano, quem quiser assistir pode levar doações de um quilo de alimentos não perecível ou produtos de higiene.
Encenação em Varginha
Na Capela Sagrada Família, em Varginha, também haverá encenação da Via Sacra.
A apresentação acontece a partir das 19h da Sexta-Feira Santa, 29, começando pelo pátio da igreja e saindo pelas ruas no entorno.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!