MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização para coibir os cigarros eletrônicos em Friburgo

Anvisa proíbe uso e venda do produto em todo o país

Por Redação Multiplix
12/07/22 - 16:43
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização para coibir os cigarros eletrônicos em Friburgo Defs podem causar ainda mais dependência do que os cigarros | Fotos: Reprodução/Prefeitura de Nova Friburgo

A Vigilância Sanitária em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, intensificou a fiscalização de uso e venda de dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos também como DEFs ou cigarros eletrônicos. Na sexta-feira passada, dia 8, foram apreendidos 17 cigarros eletrônicos em inspeções pelas ruas da cidade.

Com uma outra apreensão feita no mês passado, agora já são ao todo 37 cigarros eletrônicos recolhidos nas ruas e em eventos na cidade.

A ação segue as normas da resolução da Diretoria Colegiada nº 46, de 2009, do Ministério da Saúde, que proíbe a comercialização, importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informou que é de competência da Vigilância Sanitária a fiscalização da comercialização dos cigarros eletrônicos, de acordo com a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A secretária de Saúde, Nicole Cipriano, enfatiza:

A Vigilância Sanitária de Nova Friburgo continuará a inspeção para coibir a venda e propagação do uso dos cigarros eletrônicos, com o objetivo de manter a manutenção de uma saúde de qualidade dos cidadãos.

Segundo a Anvisa, os cigarros eletrônicos (também conhecidos como vaporizados ou vapes) podem oferecer uma dependência da nicotina ainda maior do que o cigarro. A composição do vapor contém substância derivadas de metais pesados que podem ocasionar câncer, enfisema pulmonar e fibrose pulmonar. Na última semana, a Anvisa, em votação unânime, decidiu manter a proibição dos cigarros eletrônicos no país.

O relatório técnico aprovado pelo órgão indica a necessidade de se manter a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar, o que inclui todos os tipos cigarros eletrônicos, e a adoção de medidas adicionais para coibir o comércio irregular destes produtos, tais como o aumento das ações de fiscalização e a realização de campanhas educativas.

A diretora Cristiane Jourdan, supervisora da área técnica e responsável pela apresentação do relatório, destacou que o trabalho técnico feito pela Anvisa não encontrou sustentação para que outras alternativas regulatórias fossem tomadas, diferentes da manutenção da proibição destes produtos, com a adoção de medidas para combater o mercado ilegal e para melhor informar a população.

Em março, a cantora Solange Almeida, conhecida inicialmente pela banda Aviões do Forró, revelou em entrevista ao podcast 'EmPODeradas' que usou cigarro eletrônico por cerca de um ano e que o aparelho se tornou um vício rapidamente. E isso gerou ansiedade, de acordo com a cantora.

Entenda o que são os DEFs:

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) envolvem diferentes equipamentos e tecnologias, constituídos, em sua maioria, por um equipamento com bateria recarregável e refis para utilização, sendo conhecidos por diferentes nomes como cigarros eletrônicos, e-cigarette, tabaco não aquecido, pods, dentre outros.

Desde 2003, quando surgiram os primeiros DEFs, os produtos passaram por diferentes mudanças que incluem produtos descartáveis, produtos de uso único, produtos recarregáveis, refis abertos ou fechados, entre outras variações.

Mais informações podem ser obtidas por meio deste link.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.