MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Veja o que abre e fecha em Friburgo e Teresópolis neste feriadão de Tiradentes e São Jorge

Comércio de cidades serranas poderá funcionar, dependendo dos acordo com os sindicatos

Por Redação Multiplix
20/04/23 - 12:13
Veja o que abre e fecha em Friburgo e Teresópolis neste feriadão de Tiradentes e São Jorge Comércio de Friburgo e região poderá abrir no feriado | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As lojas de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e municípios vizinhos terão permissão para abrir nos próximos dois feriados deste mês: Tiradentes, nesta sexta, 21, e no domingo, 23, Dia de São Jorge.

Um acordo foi firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio, mas é necessária a assinatura de um termo de adesão à convenção coletiva da categoria.

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, explicou que a medida teve o objetivo de dar liberdade para os empresários decidirem o melhor para os seus negócios, desde que respeitem os direitos trabalhistas dos comerciários:

Entendemos que o fechamento das lojas em feriados consecutivos prejudica as vendas, o desempenho do setor e a economia do município. Chegamos ao consenso de que as empresas podem optar pela abertura.

Ele acrescentou que o procedimento aplicado aos feriados precisa ser igualmente adotado para ampliação do expediente perto de datas especiais, como Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e no Natal.

Além de Friburgo, se encontram na área de abrangência dos sindicatos os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que devem seguir a convenção coletiva.

Cada empresário vai decidir sobre a abertura das lojas nos próximos dois feriados de abrilCada empresário vai decidir sobre a abertura das lojas nos próximos dois feriados de abril | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em Nova Friburgo, os serviços essenciais funcionam normalmente. A prefeitura da cidade informou que somente hospitais, Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), e serviços como os de guarda municipal e agentes de trânsito.

O Detran informou também que não haverá expediente em nenhuma unidade do departamento nesta sexta, 21. Neste dia, o serviço de atendimento por telefone também não funcionará.

Teresópolis

Devido ao feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira, 21, a prefeitura e as repartições públicas municipais ficam fechadas. O atendimento ao público retorna na segunda-feira, 24.

O comércio na cidade funcionará para as lojas que aderiram ao termo de adesão da categoria, como informou o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Teresópolis (Sincomércio). Fica a critério de cada estabelecimento.

A população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como emergência médica e informações ao turista, como informou a administração pública.

Funcionam normalmente a coleta de lixo domiciliar e o serviço de orientação do trânsito. As equipes da Defesa Civil e do cemitério municipal manterão sua rotina.

Atendimento garantido em todos os serviços essenciais em TeresópolisAtendimento garantido em todos os serviços essenciais em Teresópolis | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Prefeitura de Teresópolis acrescentou que para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão 24h.

Instalada na rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

O Programa Saúde da Família (PSF’s) e Unidades Básicas de Saúde ficam fechados nesta sexta, 21, retomando atendimento também na segunda, 24.

Não haverá aula nas escolas municipais nesta sexta e as aulas retomam na segunda-feira.

Os estandes de moda e artesanato e a praça de alimentação da ‘Feirarte’, a popular Feirinha do Alto, funcionarão de sexta-feira, 21, até domingo, 23, das 10h às 18h.

As novidades da feira de artesanato ‘Teresópolis Artes Manuais’ poderão ser conferidas também de sexta até domingo, das 9h às 16h, no Centro de Atendimento ao Turista, no Soberbo.

O Horto Municipal Carlos Guinle, localizado na avenida Tobias Barreto, 21, no bairro Quarenta Casas, fica aberto para visitação no feriado de Tiradentes, até até o domingo, 23, das 8h às 16h, com entrada gratuita.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.