MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vai dar praia! Verão será de calor intenso e chuva abaixo da média na Região dos Lagos

Fenômeno La Niña vai influenciar diretamente nas condições do tempo

Por Vinícius Pereira
21/12/21 - 10:27
Vai dar praia! Verão será de calor intenso e chuva abaixo da média na Região dos Lagos Pôr do sol na Praia Grande, em Arraial do Cabo, é um dos mais procurados pelos turistas durante o verão | Foto: Vinícius Pereira

A estação mais esperada do ano por muita gente bate à porta e pede passagem para entrar. É hora de separar o guarda-sol, filtro solar e partir para praia.

O verão 2021/2022 começa oficialmente às 12h59 desta terça-feira, 21, e será de calor intenso e chuva abaixo da média no interior do estado do Rio. Este é considerado o período mais quente do ano, onde são registradas as maiores temperaturas mínimas e máximas. O fenômeno climático La Niña vai influenciar diretamente nas condições do tempo.

De acordo com o meteorologista e professor da UFRJ, Wanderson Luiz Silva, nesse verão de 2022, “as temperaturas deverão ficar levemente acima da climatologia, ou seja, a população vai sentir calor com mais frequência, até mesmo com períodos de vários dias seguidos, bastante quentes”.

Chuvas de verão podem ser repentinas e com grande intensidadeChuvas de verão podem ser repentinas e com grande intensidade | Foto: Vinícius Pereira

Tradicional chuva de verão

Nessa estação, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo: o dia claro e ensolarado rapidamente se fecha, formando chuvas rápidas e intensas.

As chuvas de verão costumam vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e trovoadas, o que ocasiona frequentemente em desastres urbanos, como queda de árvores e interrupções de energia elétrica.

Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.

Ainda segundo os especialistas, essa também é a época do ano com os maiores acumulados pluviométricos no estado. A chuvarada nessa época pode acontecer em função do calor e da umidade ou por eventuais passagens de frentes frias.

Além disso, ocasionalmente poderá ser registrado o corredor de umidade que se estende desde a Amazônia até a região Sudeste do Brasil, conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul, que dependendo da sua posição, pode provocar chuvas bem acentuadas.

“Nesse verão de 2022, as chuvas devem ficar um pouco abaixo da média histórica no estado. De certa forma, a chuva deverá ocorrer de uma forma um tanto quanto irregular, ou seja, teremos dias consecutivos secos e quentes, mas podemos ter outros com chuvas intensas concentradas em curtos períodos”, explicou Wanderson.

Impactos do La Niña no verão

Segundo o serviço de meteorologia, o La Niña terá impactos negativos sobre a chuva na região sudeste, reduzindo a quantidade de chuva durante a estação.

Apesar do fenômeno em atuação, que favorece a chegada de frentes frias no litoral, a passagem deve ser rápida fomentando a precipitação menos expressiva.

Veja abaixo como será esta primeira semana do verão e o clima na véspera do Natal

De acordo com a meteorologia, a terça-feira, 21, deve ser de sol nas cidades da Região dos Lagos, com média de temperaturas variando entre 18ºC e 24ºC. Não há previsão de chuva.

Na quarta, 22, a temperatura deve subir, chegando aos 32ºC. Pode chover à tarde ou à noite.

Quinta, 23, o tempo deve permanecer nublado, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.

Na sexta, 24, véspera de natal, a previsão é de sol entre nuvens e chuva isolada a qualquer hora. A probabilidade de chuva chega aos 80%.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.