MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Uso excessivo de celular pode causar insônia, dores e outros problemas de saúde

Pesquisa aponta que o Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo no celular

Por Kessia Coutinho
14/03/22 - 10:23
Uso excessivo de celular pode causar insônia, dores e outros problemas de saúde Passar tempo demais na frente das telas pode causar problemas para a saúde | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Atualmente, é mais do comum andar pelas ruas e observar que praticamente todas as pessoas estão com pelo menos um celular na mão. Seja para trabalho ou lazer, o uso do aparelho é quase indispensável.

Mas a psicóloga Mariana Faria, de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, alerta que o uso excessivo desses dispositivos pode trazer danos para a saúde.

“Passar tempo demais na frente da tela pode causar problemas para a nossa saúde mental e precisamos estar atentos a esta questão. Insônia, vício e dor de cabeça são só alguns dos sintomas mais aparentes”, explica.

De acordo com uma pesquisa divulgada em fevereiro desse ano pela “Data AI”, que reúne dados do consumidor e estimativas de mercado digital, o Brasil foi o segundo país que mais passou tempo no celular em 2020, se comparado com o ano de 2019.

O tempo de uso por aqui foi de mais de quatro horas por dia. O primeiro colocado é a Indonésia, onde o uso do celular chega a passar de cinco horas.

Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo ao celularBrasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo ao celular | Foto: Banco de Imagem

No Brasil, o tempo médio mensal gasto por usuários entre os principais aplicativos de redes sociais foram: o WhatsApp, Facebook, Instagram, TikTok e, por fim, o Twitter.

A pesquisa também aponta os serviços de streaming que foram mais baixados nos celulares. A Netflix ficou na primeira colocação, seguida pela Amazon Prime Vídeo.

Os jogos não ficaram de fora da pesquisa. Free Fire, Roblox e Among Us! foram os games que usuários fizeram mais download no ano passado.

Com relação às finanças, os principais aplicativos baixados pelos brasileiros foram os da Caixa Econômica Federal, como o Caixa Tem, por onde beneficiários receberam o Auxílio Emergencial do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus.

Os apps de compras também entraram no radar do brasileiro, assim como os de delivery e de estudos.

Aplicativos mais baixados pelos brasileiros Aplicativos mais baixados pelos brasileiros | Foto: Reprodução/Data AI

A estudante Giullia Henriques, de 14 anos, explica que usou o celular com muito mais frequência durante a pandemia, mas teve que diminuir o ritmo.

"Geralmente passo boa parte do tempo no Instagram e Youtube. Já deixei de usar o celular por chegar à conclusão de que estava usando o aparelho mais do que deveria. Agora, com a volta às aulas, uso o celular com uma frequência pequena”, conta.

A psicóloga explica que quando a pessoa chega a um ponto extremo é necessário buscar ajuda.

“Quando você se propõe a ficar sem o celular e não consegue, é preciso falar sobre isso, modificar essa realidade enquanto é tempo. Não é que devemos nos abster de seu uso, mas usar este benefício a nosso favor."

Por quanto tempo do seu dia você sente a necessidade de usar o aparelho? Fica até tarde utilizando o aparelho sabendo que precisa acordar cedo no dia seguinte? Mariana lembra que esses são hábitos muito prejudiciais e que devem ser observados e modificados o quanto antes.

Experimente passar algumas horas ou um dia sem celular e veja o que vai acontecer. Não se permita ser dominado pelo aparelho, esteja no controle.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.