Um susto daqueles: asfalto cede, derruba poste e causa curtos durante temporal em Cantagalo
Município está em estágio de alerta por causa da previsão de mais chuvas fortes
Moradores levaram um grande susto durante um temporal na noite dessa segunda-feira, 10, em Cantagalo, na Região Serrana do Rio.
O asfalto em um trecho da RJ-160, no bairro Vila Bela, desabou, derrubou postes e causou curtos-circuitos na rede elétrica.
Uma pequena ponte, que liga a rodovia à rua Domingos De Souza também foi engolida pela força do rio.
As imagens foram registradas por um morador e divulgadas nas redes sociais.
O vídeo mostra o exato momento em que um dos postes de alta tensão cai e quase atinge um motociclista que transitava pela via.
Logo na sequência, é possível ver dois grandes clarões provocados pela descarga elétrica, um em cada lado da pista.
Por meio de nota, a concessionária de energia informou que as fortes chuvas que têm atingido Cantagalo aumentaram o volume das águas do canal localizado no Centro da cidade e causaram o assoreamento da rua do bairro Vila Bela, provocando a queda de três postes.
A Enel disse ainda que aguarda a reconstrução da via para iniciar os trabalhos no local:
"Neste momento, equipes da prefeitura estão no local para reconstruir a rua e, após a conclusão deste trabalho, as equipes da Enel vão implantar os novos postes e reconstruir a rede danificada. No momento, três equipes estão se deslocando com os materiais necessários e a previsão é que o serviço seja concluído até o fim do dia."
Ao Portal Multiplix, a prefeitura informou que o trecho da via que cedeu já se estava interditado e segue fechado. Disse também que não houve nenhum ferido devido às chuvas da noite de ontem.
O município ressaltou que o acumulado das últimas 24h foi de 115 mm e o acumulado do mês de janeiro, até o momento, é de 350 mm.
Chuva em Cantagalo
A chuva castiga a cidade desde o fim de semana. De acordo com a Defesa Civil do Município, devido ao acumulado elevado dos últimos dias, ocorreu a elevação gradual das águas do Rio Paraíba do Sul.
A represa de Ilha dos pombos informou que a vazão de água é de 1960 m³, com possibilidade de chegar a 2100 m³, devido à abertura de comportas.
"A Defesa Civil já havia emitido o alerta, bem como ontem emitimos alerta para o distrito de São Sebastião do Paraíba, que se encontra com risco iminente de alagamento devido a abertura de comportas da represa Light", disse a prefeitura de Cantagalo.
Cantagalo está em estágio de alerta desde o último sábado, dia 8, devido à previsão de mais chuvas intensas para a região.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.