MENU

Portal Multiplix

TSE lança canal de denúncias de mensagens em massa no WhatsApp durante as eleições

Formulário online já pode ser preenchido por qualquer pessoa; veja como acessar

Por Redação Multiplix
06/10/20 - 16:11
TSE lança canal de denúncias de mensagens em massa no WhatsApp durante as eleições Eleitor pode denunciar disparo de mensagens eleitorais pelo WhatsApp | Foto: Divulgação/Marcelo Casal Jr. (Agência Brasil)

Agora o candidato as eleições municipais que quiser usar a plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp para promover a campanha deve ficar atento as novas regras previstas na norma sobre a propaganda eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um formulário online que receberá denúncias dos disparos de mensagens em massa na rede, que acontecerem durante as eleições deste ano.

A Justiça Eleitoral proibiu o disparo das mensagens em massa. O aplicativo WhatsApp também não permite a prática, conforme seus termos de uso.

Segundo as normas, esse tipo de mensagem normalmente costuma trazer conteúdos alarmistas e acusatórios e, em geral, são impessoais. Por isso, a Justiça Eleitoral está incentivando as denúncias, caso o eleitor receba algum tipo de mensagem de pessoas e candidatos desconhecidos e, também, aquelas que chegam através de vários grupos ao mesmo tempo.

Por sua vez, a plataforma WhatsApp, em apoio ao TSE, se comprometeu a investigar todas as denúncias e desativar as contas suspeitas. Todo o material e as informações recolhidas pelo aplicativo serão encaminhadas às autoridades.

O formulário online pode ser acessado aqui.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.