Tragédia climática: governo do Rio anuncia transferência da sede para a Região Serrana
Medida lembra os dez anos da tragédia e quer possibilitar a tomada de decisões por parte do governador em exercício

Para marcar os dez anos da tragédia climática causada pelas chuvas na Região Serrana do Rio, em 11 de janeiro de 2011, o Governador em Exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decretou nesta quarta-feira, dia 6 de janeiro, a transferência da sede do governo estadual para os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, além de luto oficial em todo o território fluminense nos dias 10, 11 e 12 deste mês.
O Decreto 47.440 foi publicado no Diário Oficial do estado. O Executivo estadual enfatiza a necessidade de maior integração com os governos municipais para a prevenção de tragédias.
Além disso, o decreto afirma ainda que a transferência de sede ocorre para fins específicos de despachos e decisões políticas do governo do Rio.
“Há dez anos, os moradores da Região Serrana sofreram com o maior desastre natural da História do país, e não podemos deixar de relembrar a data. Vamos transferir a sede do governo para ouvir as demandas das prefeituras e da população, e definir prioridades de ações para a prevenção a novas tragédias. Em memória às vítimas, vamos celebrar atos ecumênicos. Também iremos homenagear bombeiros que ajudaram a salvar vidas e resgatar as vítimas fatais”, explicou o governador.
As agendas do Poder Executivo Estadual na região começam no próximo domingo, 10, com um sobrevoo entre as cidades de Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.
Em Nova Friburgo, o governador e seu secretariado visitam locais simbólicos da tragédia e de obras em andamento.
Já na segunda-feira, 11, o governador estará em Teresópolis e se reúne com a Associação de Vítimas da Tragédia, participando também de encontro com prefeitos e secretários municipais da Serra.
Por fim, em Petrópolis, na terça-feira, 12, a comitiva vistoria obras de unidades habitacionais e anuncia melhorias para a região.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.