MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

'Tínhamos saído do carro há menos de cinco minutos', diz dona de veículo atingido por poste em Friburgo

Queda de dois postes, causada por árvore que também caiu, deixou moradores sem luz em Olaria; energia já foi reestabelecida

Por Natalia Amorim e Kessia Coutinho
05/01/23 - 16:59
'Tínhamos saído do carro há menos de 5 minutos', diz dona de veículo atingido por poste em Friburgo Poste destruiu carro que estava estacionado na rua Acre | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quem esteve na rua Acre, em Olaria, populoso bairro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, passou por um grande susto na tarde de quarta-feira, dia 4.

Em especial, a operadora de caixa, Roberta Thedim. Moradora de Solares, ela havia acabado de estacionar o carro na rua. O destino era a casa da sogra e a surpresa desagradável veio logo em seguida:

Havia menos de cinco minutos que eu tinha saído do carro. Na hora, foi um susto enorme mesmo, primeiro por ter ouvido aquele barulho e, depois, por saber o que tinha acontecido. Mas logo veio o alívio, porque não tinha ninguém dentro dele, nem eu, nem meu namorado, nem meu filho de nove meses.

O veículo de Roberta foi destruído depois de ter sido atingido por um dos dois postes que foram derrubados por uma árvore.

Segundo informações de moradores que presenciaram o incidente, ela ficava dentro de uma creche e atingiu parte da fiação, o que acabou provocando a queda das estruturas.

Alguns apartamentos de um prédio foram atingidos por galhos de árvores, mas sem grandes consequências.

Queda de árvore destruiu fiação e derrubou dois postesQueda de árvore destruiu fiação e derrubou dois postes | Foto: Marcelo Ieker

O fornecimento de energia foi interrompido por causa dos danos provocados na rede elétrica.

Segundo a concessionária Energisa, uma equipe “normalizou a energia para 97% dos clientes atingidos. Os demais 172 clientes precisaram ficar interrompidos [a energia] para execução do serviço, que foi concluído, de forma definitiva, ontem mesmo”.

Prejuízo

Na manhã desta quinta-feira, dia 5, Roberta deu início à corrida pela recuperação do prejuízo. Ela disse que esteve na sede da Energisa, onde deixou uma cópia do registro de ocorrência feito na delegacia.

Como resposta, foi informada que precisa aguardar 30 dias até que a situação seja analisada por peritos.

Já na prefeitura, Roberta recebeu como orientação a abertura de um processo administrativo, mas, sem prazo de retorno.

Enquanto isso, chegou a pedir ao Executivo passagens gratuitas de ônibus ou até mesmo um aluguel temporário de outro veículo, mas a resposta foi negativa:

Só me pediram para aguardar, mas não tenho como sair nesse prejuízo. Sou assalariada e o carro é meu meio de transporte para ir trabalhar e deixar meu filho com a babá. Todos os dias, eu saio de Solares, onde moro, deixo meu filho com a babá, em Olaria, e vou para o Centro, onde trabalho. E faço o mesmo trajeto no fim do dia. Eu só preciso de uma solução, de uma resposta

O que diz a concessionária de energia

O fornecimento do serviço de energia elétrica já foi reestabelecido no localO fornecimento do serviço de energia elétrica já foi reestabelecido no local | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Energisa afirmou, por meio de uma nota enviada à imprensa, que quando galhos de árvores estão muito grandes e próximos à cabos de energia, é necessário solicitar à empresa a interrupção temporária do abastecimento de energia para a realização da poda de árvore, o que, segundo ela, isso não teria sido feito pela prefeitura:

Não consta no sistema da Energisa, solicitação para registro de poda nesta área. Vale ressaltar que em locais particulares/área de terceiros, a responsabilidade é do proprietário. Já em espaços públicos, este tipo de serviço é de responsabilidade das prefeituras, assim como a gestão da arborização urbana. Neste caso, o cliente solicita à Energisa o desligamento da rede e contrata um profissional para realizar o serviço de poda.

E acrescentou:

Em casos emergenciais, quando os galhos já tocam ou estão muito próximos aos cabos de energia, por questões de segurança, a Energisa precisa ser acionada para a retirada apenas dos galhos próximos aos cabos ou com risco de cair na rede elétrica, o que não foi o caso no episódio da queda da árvore ontem, dia 4. A árvore estava em terreno particular com mais de três metros de distância da rede elétrica.

Reposta da prefeitura

O governo municipal alega que enviou um ofício à concessionária em fevereiro do ano passado e encaminhou para a reportagem uma cópia do documento.

Prefeitura enviou à reportagem ofício que diz ter encaminhado à concessionáriaPrefeitura enviou à reportagem ofício que diz ter encaminhado à concessionária | Foto: Divulgação/PMNF

Veja nota da prefeitura na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Defesa Civil informa que ainda na quarta-feira, 4 de janeiro, a Energisa realizou a troca dos dois postes e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos o corte da árvore. Logo em seguida o trânsito foi liberado.

A Defesa Civil reitera que notificou a Energisa e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos para que fosse feito o serviço de poda e/ou corte raso, considerando que a árvore estava localizada em uma unidade escolar municipal, conforme mostra o arquivo que segue anexo a este email.”

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.