MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Friburgo notifica Faol e polícia inicia investigação após incêndio em ônibus

Empresa que presta serviço do transporte público na cidade fala sobre o caso

Por Alice Wandrofski
01/03/24 - 15:30
Prefeitura de Friburgo notifica Faol e polícia inicia investigação sobre incêndio em ônibus Causas de incêndio em ônibus da Faol nessa quinta, 29, ainda são apuradas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, notificou a Faol, empresa responsável pelo transporte pública na cidade, a dar explicações sobre o incêndio em ônibus na manhã dessa quinta-feira, 29.

A empresa tem cinco dias para apresentar um laudo esclarecendo o que aconteceu com o veículo.

O caso ocorreu no bairro Chácara do Paraíso, quando o coletivo da linha Jacina cumpria o seu itinerário. Ninguém ficou ferido, mas o calor do fogo atingiu imóveis da área.

Ao Portal Multiplix, a empresa disse que vai responder ao governo municipal sobre o assunto, assim que tiver acesso a todas as informações do caso:

As causas do incêndio estão sendo apuradas, teve uma perícia da Polícia Civil no local e estamos fazendo a nossa interna.

Sobre as casas afetadas, a Faol emitiu uma nota informando que ações estão sendo tomadas desde o ocorrido:

No fim da tarde de ontem, todo material já havia sido retirado e a rua totalmente lavada, liberando-a para o fluxo de veículos. Neste momento, nossa equipe está realizando uma avaliação completa dos danos nas casas próximas ao local do incidente.

A empresa reconheceu que alguns reparos podem levar mais tempo para serem realizados, mas se comprometeu com todos os atingidos:

Todos os danos causados serão reparados integralmente.

A Polícia Civil falou com a reportagem sobre o andamento das investigações:

O fato foi registrado na 151ª DP (Nova Friburgo). A perícia foi realizada no local e um procedimento foi instaurado para apurar o caso.

O fornecimento de energia na área também foi prejudicado após o incêndio. As chamas atingiram a rede elétrica e os moradores chegaram a ficar sem luz, além de serviços de telefonia e internet.

Por meio de nota, a Energisa, responsável pelo serviço na cidade, informou que a manutenção no sistema elétrico foi concluída por volta das 11h dessa quinta, 29.

Fiscalizações e manutenção da frota

Diante da repercussão e preocupação dos moradores sobre esse caso, a reportagem questionou o município sobre a fiscalização dos coletivos que rodam na cidade. O governo esclareceu que “promove fiscalizações periódicas na oficina e nos veículos e também recebe relatórios referentes à manutenção dos ônibus que circulam na cidade”.

O Portal Multiplix também perguntou para a empresa de ônibus a respeito das condições dos seus veículos. A Faol deu a seguinte resposta:

Desde 2017, temos feito uma renovação de frota. Em 2017, foram 30 carros zero. Em 2018, mais 22 carros zero e, em 2019, mais 27. Total de 79 carro zero quilômetro e, em 2018, mais 16 carros seminovos. Um investimento no total de mais R$ 40 milhões, mas, desde 2018, sem contrato, tarifa congelada, ficaram restando 17 veículos para renovar, que são do ano de 2013, que foi o carro que teve o incidente ontem.

Após rodar por anos com contrato emergencial, em janeiro, a Faol venceu a licitação do transporte público em Nova Friburgo, para prestar o serviço pelo prazo de dez anos.

Nesta sexta-feira, 1º, a empresa informou à reportagem que ainda aguarda os trâmites internos a serem seguidos para assinar o novo contrato com o governo municipal.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.