MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Superlua rosa: frente fria atrapalha observação do fenômeno em grande parte do Brasil

Excesso de nebulosidade e chuva continua nesta terça-feira, segundo o Climatempo

Por Paula Winter
27/04/21 - 14:07
Superlua rosa: frente fria atrapalha observação do fenômeno em grande parte do Brasil Superlua rosa vista da cidade de Toledo, no Paraná | Foto: Gisele Pimenta (Estadão Conteúdo)

A Lua entrou na sua fase cheia na madrugada desta terça-feira, 27, e devido à sua proximidade com a Terra, esta será a primeira superlua do ano. Chamada de superlua rosa, apesar do nome não terá nenhuma coloração diferente.

O termo refere-se à comemoração dos povos nativos norte-americanos, que nesta época celebravam o fim do inverno rigoroso e o ápice da primavera no hemisfério norte. A cor rosa é apenas uma metáfora.

Segundo o Climatempo, o pico dessa superlua aconteceu às 0h31 desta terça-feira. Mas uma frente fria deixa excesso de nebulosidade e chuva em vários estados do país, incluindo o Rio de Janeiro, o que dificultou a observação do fenômeno em grande parte do Brasil durante a madrugada e deve dificultar ainda na noite desta terça.

A NASA, a agência espacial norte-americana, informou que essa é a primeira das duas superluas previstas para este ano – a outra, que se aproximará um pouco mais da Terra, acontece daqui a um mês, no dia 26 de maio.

Superlua

Uma superlua se dá quando há um alinhamento triplo entre Sol, Terra e Lua, nesta ordem, e o perigeu da Lua, que é quando o satélite encontra-se no ponto de sua órbita mais próximo da Terra.

Com esses dois fenômenos, a Lua recebe luz máxima e está o mais perto possível de nós, o que faz com que ela apareça em torno de 30% mais brilhante. Mas esse brilho não é tão visível a olho nu, segundo especialistas.

Lua da transformação

Já quem curte astrologia, a superlua rosa é um fenômeno importante e que promete um período de grandes mudanças, muitas delas imprevisíveis, já que o Sol está conjunto a Urano.

É considerado também o final de um grande ciclo emocional que começou em 22 de abril de 2020, durante a lua nova em Touro.

Quando acontece esta Lua Cheia, neste período é comemorado o Festival de Wesak, data especial no calendário oriental, considerado por muitos o dia mais poderoso do ano. De acordo com o site Personare, segundo a tradição, Buda desceria na Terra durante esta Lua Cheia, derramando uma chuva de energia e bênçãos.

Com o Sol em Touro, o momento é especial para ter bênçãos em abundância. E com a Lua em Escorpião, haverá processos de limpezas e purificação. Por isso, os simpatizes da tradição, em suas meditações, pedem coisas boas, autoconhecimento, limpezas e curas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.