MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sororidade: você sabe o que significa o termo?

Busca pelo significado da palavra chega ao pico de popularidade em ferramenta de pesquisa; aliança e união entre as mulheres são as peças-chaves para a prática diária

Por Isadora Jaron
11/02/20 - 16:08
Sororidade: você sabe o que significa o termo? Aliança e união entre as mulheres são as peças-chaves para a prática diária da sororidade | Foto: Banco de Imagem

Você sabe o que significa sororidade? A palavra está sendo muito procurada na internet e chegou ao pico de popularidade no Google Trends, ferramenta que permite ver os termos mais procurados recentemente na plataforma. Esse é um dos principais conceitos do feminismo e tem como base a empatia e a solidariedade entre as mulheres.

Sororidade é um substantivo feminino que significa relação de união. Também está ligada à amizade entre mulheres, a união por um mesmo ideal. A sororidade acaba com a ideia de rivalidade feminina que durante muitos anos foi imposta pela sociedade.

“A grande massa do nosso país é extremamente machista, então os lares ainda são machistas e quando a gente fala em ajudar uma a outra, em uma não competitividade, ainda estamos falando grego com a maioria das pessoas. As pessoas não fazem essa reflexão, essa autoavaliação de como é o nosso comportamento de mulher para mulher”, diz Mica Borba, que é doula e integrante de um grupo de apoio à mulher durante a gestação.

Para ela, as grandes empresas e os influenciadores da sociedade devem usar sororidade em seu conceito correto e elevando ainda mais o que o termo significa, não utilizando-o para o benefício próprio e sim como peça-chave da aliança entre as mulheres.

“Minha única preocupação é o que a indústria vai fazer com isso. O que vemos acontecendo como, por exemplo, com o termo empoderamento, é que as palavras começam a ser usadas de maneira tão difusas que vemos o esvaziamento dos conceitos. O próximo passo são as grandes empresas pegarem o termo e usarem em seus discursos e a gente não conseguir usar o conceito para o nosso benefício, que é o pior dos casos”, explica.

Dicas de como praticar a sororidade

Sororidade, como mostra o alto índice de procura pelo termo nas redes de buscas, ainda é uma palavra pouco conhecida. Para praticá-la durante o dia-a-dia, listamos algumas dicas:

  • Lembrar que as mulheres não são rivais e que juntas podem ser mais fortes;
  • Aprender a ouvir a opinião dos outros;
  • Conhecer outras culturas, crenças e classes sociais. A troca te ensina a entender o outro;
  • Respeitar e não julgar o jeito alheio. Aceite que cada um faz a sua escolha;
  • Elogiar com sinceridade, não só as mulheres ao seu redor. Ao invés de cobrar o papel de mulher perfeita, elogie;
  • Devolva o espírito de irmandade oferecendo e pedindo ajuda;
  • Esqueça as crenças antigas. Profissões podem ser escolhas de mulheres e homens, futebol e luta podem ser esportes femininos, por exemplo.

“É um conceito que mal ou bem ainda está dentro da bolha, só algumas pessoas que têm acesso ao discurso atualizado do feminismo. De uma maneira geral acho muito importante que essa reflexão esteja sendo provocada e que mal ou bem no fim das contas o resultado é positivo sim, nem que seja para a gente conseguir praticar a sororidade dentro do nosso núcleo familiar, dentro do nosso convívio e do cotidiano”, finaliza Mica.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.