MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Solidariedade: cidades da Região dos Lagos se unem para ajudar vítimas da tragédia em Petrópolis

Bombeiros e agentes da Defesa Civil de Araruama, Cabo Frio e Búzios auxiliam as equipes de resgate na Região Serrana

Por Vinícius Pereira
18/02/22 - 11:02
Solidariedade: cidades da Região dos Lagos se unem para ajudar vítimas da tragédia em Petrópolis Militares do 18º GBM da Região dos Lagos participam dos resgates | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma tragédia que mexeu com o sentimento não só da população da Região Serrana do Rio, mas também de todo o Brasil. O número de mortos em Petrópolis sobe a todo instante e já contabiliza mais de cem vítimas fatais.

Os moradores, empresários e o poder público dos municípios da Região dos Lagos, se mobilizaram para arrecadar donativos que serão entregues as famílias afetadas. As doações podem ser feitas em vários pontos distribuídos nas cidades. Esse foi só o início deste trabalho movido a solidariedade.

A Cruz Vermelha no Estado promove ações emergenciais nas cidades, recebendo donativos e prestando assistência às vítimas.

Victor Marcelo, presidente da Cruz Vermelha no Estado do Rio, que também atua nas cidades da Região dos Lagos, contou ao Portal Multiplix que chegou à cidade imperial na quarta, 16, e encontrou um cenário desolador.

“Muito triste. Fiquei perplexo com o rastro de destruição que presenciei e com a situação de vulnerabilidade da população neste momento”, relatou Victor.

Defesa Civil das cidades da Região dos Lagos são enviadas para Região Serrana

Equipe de Búzios também foi enviada para Petrópolis Equipe de Búzios também foi enviada para Petrópolis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Com o objetivo de auxiliar as equipes no trabalho de resgate na serra, agentes da Defesa Civil de Araruama e Armação dos Búzios foram enviados para as áreas afetadas.

A Prefeitura de Araruama informou que todas as equipes foram deslocadas na madrugada de terça-feira, 15. Os agentes ficarão na cidade o tempo que for necessário.

“Quero deixar minha solidariedade ao povo de Petrópolis”, disse a prefeita de Araruama Lívia Bello.

O grupo enviado pela Prefeitura de Búzios chegou na serra durante a madrugada desta quinta, 17. Na segunda-feira, 21, outra equipe deve ser deslocada para Petrópolis com o objetivo de entregar o material arrecadado em campanhas que já estão em andamento.

Homens do Corpo de Bombeiros que atuam no 18º GBM de Cabo Frio, sob o comando do tenente-coronel José Carlos Fernandes Torres, também estão participando da força-tarefa.

Diariamente, seis bombeiros militares são encaminhados para Petrópolis. O comando informou que a cada 24h a equipe é substituída.

Viaturas e equipamentos também foram disponibilizados para ajudar no trabalho. As ações são coordenadas pelo Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

Unidos por uma só causa

Donativos chegam a Petrópolis a todo momento Donativos chegam a Petrópolis a todo momento | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Mas o que explicaria todas essas reações diante de uma tragédia? O psicólogo Nathan Barbosa explica que existem pesquisas que já confirmam o fortalecimento do Terceiro Setor, que são as entidades sem fins lucrativos. Segundo ele, resultado das políticas de fortalecimento através de regulamentações, repasses financeiros e incentivos fiscais.

“Sendo assim, é possível perceber que o avanço das legislações se reverteu em mais projetos atuando nas cidades. Ainda assim, existe um recorte de mobilizações individuais ou de grupos não regulamentados que também impressionam”, explicou Nathan.

O psicólogo disse ainda que o progresso civilizatório só foi possível pela disposição das pessoas de abrirem mão de seus desejos individuais em prol da coletividade.

“As situações de desastres são exemplos dessa dinâmica de suspensão momentânea da cultura egocêntrica para uma dedicação ao outro. A reflexão fica ainda mais complexa quando se observa que grupos afetados pela pobreza são grandes operadores da caridade”, completou.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.