MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

‘SandBox’: Teresópolis é a 2ª cidade do RJ a regulamentar iniciativa que visa estimular inovação

Decreto foi assinado em um encontro nesta semana para discutir incentivos para economia e tecnologia

Por Redação Multiplix
31/03/23 - 16:31
‘SandBox’: Teresópolis é a 2ª cidade do RJ a regulamentar iniciativa que visa estimular inovação Teresópolis regulamenta Sandbox | Foto: Bruno Nepomuceno/ PMT

O prefeito de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, Vinicius Claussen (PSC), assinou nesta semana um decreto que regulamenta o ‘SandBox’.

O encontro aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença do senador Carlos Portinho (PL).

A regulamentação abre espaço para que o governo possa contratar diretamente soluções junto a startups e empresas de tecnologia.

Após testes, em um ambiente de adaptação, e avaliação, a gestão municipal poderá fazer a contratação direta da ferramenta necessária. Em síntese, o decreto traz segurança jurídica, regula o ambiente e traz oportunidades para as empresas de tecnologia, de acordo com a prefeitura.

O município é o segundo no Estado do Rio de Janeiro a regulamentar a iniciativa, que visa promover a inovação e estimular o empreendedorismo na cidade, nas áreas urbana e rural.

Na ocasião, Vinicius Claussen (PSC), destacou a importância da medida para a cidade:

A ferramenta vai possibilitar que empresas e startups de tecnologia criem e desenvolvam soluções para o serviço público.

Assinatura de decreto aconteceu esta semana, em apresentação do projeto na CDLAssinatura de decreto aconteceu esta semana, em apresentação do projeto na CDL | Foto: Bruno Nepomuceno/PMT

SandBox: incentivo à inovação

O decreto do ‘SandBox Regulatório’ foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município na última segunda, dia 27, e pode ser consultado por meio deste link.

Em seguida, será feito um chamamento público, com processo de seleção dos projetos e análise das propostas inscritas e monitoramento da implantação das soluções.

“A partir dessa regulação, a gente traz as inovações para dentro do setor público. A prefeitura passa a monitorar a aplicação dessas soluções e, posteriormente, ela pode contratar a empresa de tecnologia ou startup que desenvolveu a solução tendo a segurança jurídica para isso. É um passo muito importante para estimular a inovação em nossa cidade”, avaliou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

Entre as vantagens de implementar o ‘SandBox’, estão:

  • Possibilitar às empresas e startups o teste de seus produtos inovadores em ambiente controlado;
  • Reduzir o tempo de maturação dos modelos de negócio e os custos associados ao produto inovador;
  • A solução deve ser inovadora e diferente de outros produtos e soluções já disponíveis no mercado;
  • As propostas deverão proporcionar soluções para os desafios de Teresópolis.

No Brasil, somente as capitais Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, além de Foz do Iguaçu, já avançaram na implementação do ‘SandBox Regulatório’.

Parque Tecnológico Serratec é destaque em Teresópolis

Vale destacar que Teresópolis contabiliza cerca de 300 empresas de tecnologia.

A cidade teve um crescimento de 14% no setor em 2022, com um faturamento que subiu de R$ 287 milhões para R$ 334 milhões.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.