MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Resultados do Enem 2018 já estão disponíveis para consultas

Candidato poderá acessar as notas do exame através da Página do Participante

Por Matheus Oliveira
18/01/19 - 16:00
Resultados do Enem 2018 já estão disponíveis para consultas Candidatos que fizeram o Enem 2018 poderão conhecer o seu desempenho na prova a partir desta sexta-feira | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Para muitos jovens, a expectativa para conhecer e se inserir no mundo profissional é grande. E essa ansiedade só aumenta para os mais de 4 milhões de candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Isso porque nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro, as notas da prova do Enem foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados podem ser acessados na Página do Participante.

Realizado em duas etapas, o Enem contou com provas em quatro áreas mais uma redação. No primeiro dia, 4 de novembro, a prova aplicada contou com as seguintes etapas: linguagem, ciências humanas e redação. No segundo, uma semana depois, contou com provas de ciências da natureza e matemática. As provas tiveram duração de cinco horas e meia.

As notas das provas de ciências da natureza, matemática, linguagem, ciências humanas e redação foram calculadas pela Teoria de Resposta ao Item. Visando diminuir o impacto dos possíveis “chutes” dos alunos, a nota do TRI reflete o comportamento do candidato, e não somente seu número de acertos.

Se um candidato acertou questões fáceis e errou as mais complexas, será considerado como evolução regular e terá nota maior que o candidato que acertou questões mais difíceis e errou as fáceis.

A redação será corrigida de maneira tradicional, por dois revisores, e o postulante a uma vaga no ensino superior deverá obedecer a cinco competências. As notas podem variar de 0 a 1.000.

Os resultados do Enem 2018 poderão ser utilizados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à educação superior desde que exista adesão por parte das instituições de educação superior. A utilização dos resultados individuais para fins de seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep.

Para inscrição nos programas de acesso e financiamento da educação do Ministério da Educação - Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) - o participante deverá informar a mesma senha cadastrada para o Enem.

Os participantes que fizeram o Enem 2018 para autoavaliação de conhecimentos, os chamados treineiros, só terão acesso aos seus resultados individuais em 18 de março, conforme determinado no Edital do Enem 2018. Na mesma data será liberado o acesso à vista da prova de redação para fins pedagógicos. Mais conhecida como espelho, a vista permite ao participante conhecer seu desempenho nas cinco competências avaliadas na hora de escrever o texto.

Datas do Enem

  • Período de inscrições no Sisu: 22 a 25 de janeiro

  • Resultado da chamada regular: 28 de janeiro

  • Prazo para participar da lista de espera: 28/01 a 04/02

  • Matrícula da chamada regular: 30/01 a 04/02

  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir do dia 7 de fevereiro

Enem

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Seu resultado serve para acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como em algumas universidades no exterior.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.