MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Que rua é essa? Falta de placas de identificação dificulta localização em Arraial do Cabo

Grande parte dos acessos aos pontos turísticos da cidade não tem qualquer sinalização

Por Vinícius Pereira
17/12/21 - 10:00
Que rua é essa? Falta de placas de identificação dificulta localização em Arraial do Cabo Ruas próximas à rodoviária não têm placas indicativas | Foto: Ângelo Pereira

Quem procura por um endereço nos bairros de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, enfrenta problemas com a falta de placas que deveriam indicar os nomes das ruas e os pontos turísticos. Diversos setores, entre eles, de entrega de mercadorias e turismo, são diariamente afetados.

A cidade é conhecida e muito procurada por suas praias paradisíacas, como as Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Forno. De acordo com a prefeitura, a média de visitantes na cidade entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro, período de Réveillon, é de 300 mil pessoas. No Carnaval, essa média sobe para 500 mil pessoas. Aí a coisa fica ainda pior.

Mira no Pontal e vai parar na Rebeche

Para alguns cabistas é um pouco mais fácil identificar os bairros e os mais de dez pontos turísticos da cidade, mas a tarefa para os visitantes é bem mais complicada.

É o que confirma o servidor público, Webber Cordeiro dos Santos, turista do Espírito Santo. Ele reclama que se sente incomodado com a falta de sinalização para indicar os locais de passeio.

“É difícil identificar e tentar se localizar na maioria das ruas, ainda mais quem é turista. Não têm placas indicando pontos turísticos, nome de rua. Ficamos perdidos”, reclamou Webber.

Entrega pode demorar

Juliano Ribeiro é motociclista e trabalha com serviço de entrega em Arraial do Cabo. Para ele, fica difícil conduzir a moto e parar o veículo para olhar o celular o tempo todo. Mesmo com o GPS disponível, muitas vezes é preciso conferir se realmente está na rua correta.

“O GPS nunca te dá a localização exata. O sistema às vezes falha ou o celular pode até mesmo ficar fora de área. Quanto a gente passa pelas ruas e tem uma placa com o nome, conseguimos nos localizar melhor. É de muita importância que essa identificação esteja em toda a cidade", afirmou Juliano.

Acesso a Marina dos Pescadores, de onde saem os passeios de barco, não possui sinalização turística Acesso a Marina dos Pescadores, de onde saem os passeios de barco, não possui sinalização turística | Foto: Carlos Victor

Sem placas para auxiliar, o jeito é perguntar

Os vendedores ambulantes, comerciantes e taxistas servem de guias turísticos para os visitantes que ficam perdidos. Ângelo Pereira, presidente da Associação Geral dos Taxistas de Arraial do Cabo (AGTAC), conta que sempre atende visitantes com dificuldade de localizar endereços.

“Atualmente, Arraial do Cabo possui uma precariedade muito grande de sinalização, placas informativas ou com o nome das ruas. Eu trabalho no ponto da rodoviária e, além de atender nossos moradores, sempre atendemos turistas que chegam nos ônibus, tanto para fazer uma corrida, quanto para fornecer alguma informação”, afirmou Ângelo.

Vai ter reivindicação

Ainda de acordo com o presidente da AGTAC, na próxima semana, a associação vai encaminhar um requerimento à prefeitura, solicitando que placas sejam instaladas nas vias da cidade.

"Somos uma cidade turística, recebemos pessoas de todos os lugares do mundo, somos o Caribe brasileiro. Contamos com o empenho do poder público”, finalizou Ângelo.

Cruzamento entre duas avenidas sem sinalização na Praia GrandeCruzamento entre duas avenidas sem sinalização na Praia Grande | Foto: Reprodução/Google Maps

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou ao Portal Multiplix que já existe um projeto da secretaria de Turismo para a instalação da sinalização turística, onde também serão instaladas placas com os nomes das ruas. Só não deu um prazo definido para a realização desse trabalho.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.