MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Que horas são? Smartphones adiantam relógios mesmo sem implantação de horário de verão

Medida foi revogada no ano passado após estudo feito por governo federal

Por Redação Multiplix
27/10/20 - 12:34
Que horas são? Smartphones adiantam relógios mesmo sem implantação de horário de verão Usuários relatam a mudança de horário nas redes sociais | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Muitas pessoas relataram nas redes sociais que os celulares trocaram de horário sozinhos. Tudo isso aconteceu por causa do horário de verão. Desde o ano passado, por causa de uma medida revogada do presidente Jair Bolsonaro, não há mais o famoso horário de verão no Brasil.

Nas redes sociais, os usuários disseram que os relógios adiantaram uma hora e, por conta disso, o Google, que já havia se pronunciado oficialmente em 2019, reforçou a recomendação para que as pessoas desabilitem a configuração automática de data e hora no smartphone.

Desde o domingo, 18 de outubro, as redes sociais vêm sendo tomadas pelas mensagens dos horários adiantados, já que seria nesse dia o começo do horário de verão em 2020.

Entenda a revogação

Em 25 de abril de 2019, no início do mandato, Jair Bolsonaro assinou um decreto revogando o horário de verão.

De acordo com o presidente, a área técnica do Ministério de Minas e Energia divulgou estudos que mostravam como a economia de energia afetava o relógio biológico das pessoas e que o período do horário de verão não estava mais economizando energia.

O horário de verão, instituído entre 1931 e 1932, costumava durar de outubro a fevereiro, onde a maioria dos estados do país tinha que adiantar o relógio em uma hora.

Outros países como Austrália, Irlanda, Canadá, México, Uruguai, Paraguai e Nova Zelândia adotam o horário de verão.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.