Que frio! Friburgo registra sensação térmica de 0,8ºC; veja como fica o tempo nesta semana
Medição foi feita na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Salinas, por volta das 4h desta segunda
.jpg)
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica em Salinas, no distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, registrou a sensação térmica de 0,8ºC, por volta das 4h desta segunda-feira, dia 3.
Os dados do Inmet mostram que no momento da marcação - no fuso horário UTC -3 em relação ao horário de Brasília – a cidade registrava 11,4ºC, mas a sensação térmica ficou bem abaixo disso.
Estação registou 0,8ºC em Salinas | Arte: Reprodução/Inmet
Ao Portal Multiplix, a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, explicou que essa mudança no tempo foi causada por mais uma frente fria, que também está provocando chuva:
Ela não está no continente, mas atuou e está bem próxima da costa leste da Região Sudeste e, com isso, proporcionou essa chuva. A tendência é que ao longo do dia, ainda tenha a possibilidade de chuva, inclusive amanhã [terça-feira].
Andrea informou que nesta segunda, 3, e terça, 4, o tempo deve permanecer, em média, com mínima de 8ºC e máxima de 15ºC, porém, ao longo da semana, as temperaturas começam a subir - para a alegria de muita gente:
Na quarta-feira, 5, tem uma pequena elevação, ficando em torno de 16ºC. Na quinta e sexta, já tem um aumento na temperatura, com céu mais aberto e pouca possibilidade de chuva. A máxima deve chegar aos 20ºC.
O fim de semana também será um pouco mais quente, de acordo com a meteorologista:
No sábado e domingo, as temperaturas máximas devem chegar aos 21ºC.
Pico da Caledônia totalmente encoberto na tarde desta segunda, 3 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Vale lembrar que o inverno neste ano está sendo influenciado pelo El Niño, que eleva as temperaturas.
Para essa estação é esperado um aumento de 1°C a 2°C acima da média no Sudeste. Parece pouco, mas implica em temperaturas bem maiores do que os valores típicos destes meses de junho, julho e agosto.
Apesar da influência desse fenômeno, o frio até agora segue intenso em Friburgo - considerado um dos municípios mais frios do país.
Logo no início desse inverno, com temperaturas próximas de 0°C, foram registradas geada e belas imagens do alto do pico da Caledônia.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.