MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

“Quase 0°C!”: guia de turismo registra geada e belas imagens da Caledônia, em Friburgo; veja vídeo

O pico ficou acima das nuvens e foi iluminado por um lindo nascer do sol.

Por João Pedro Aguiar Moreira
21/06/23 - 15:03
“Quase 0°C!”: guia de turismo registra geada e belas imagens da Caledônia, em Friburgo; vídeo Paulo Junior tem mais de 35 anos de experiência como montanhista, além de nove como guia de turismo | Foto: Reprodução/Paulo Braga Junior

O outono terminou na manhã desta quarta-feira, dia 20, no hemisfério sul e deu lugar ao inverno, que iniciou às exatas 11h58.

Em sua despedida, a 'estação das frutas' proporcionou cenas incríveis aos turistas e moradores que visitaram o Pico da Caledônia, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

O experiente montanhista Paulo Braga Junior, que frequentemente sobe ao pico durante as manhãs, compartilhou o espetáculo da natureza com os seus seguidores na internet.

Por volta das 6h, ele fez uma transmissão ao vivo em uma rede social. As imagens mostram as partes mais elevadas da montanha sobre as nuvens e o nascer do sol na cidade.

Também há um pequeno registro de geada no local. Segundo Paulo, as temperaturas se aproximaram de 0°C. Assista ao vídeo abaixo:

Montanhista há 35 anos e guia de turismo profissional há nove, Paulo disse ao Portal Multiplix que acredita que o inverno deste ano em Friburgo seja parecido com o do ano passado: com muito frio e mais geadas.

Há uma previsão sobre os efeitos do El Niño, o que talvez mude um pouco o clima. Mas a cada decorrência de chuvas, seguidas pela abertura do tempo, é bem possível que haja a formação de gelo na Caledônia. Isso já vem acontecendo há algum tempo, como no ano passado, quando tivemos um inverno rígido e esse fenômeno se estendeu até o dia 31 de agosto. Acredito que este ano será igual.

Dicas para quem quer subir a Caledônia

Com 2.257 metros de altitude, o pico da montanha é o segundo ponto mais alto de Nova Friburgo. Lá de cima é possível ver locais distantes, como a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, que fica a cerca de 100 km.

A subida até o ponto mais alto, quando feita a pé, pode variar entre três a cinco horas, dependendo do ritmo e do condicionamento físico.

De acordo com Paulo Junior, o nível de dificuldade é pesado, tanto a pé, quanto de carro. Por isso, as pessoas precisam se preparar para essa aventura:

É importante levar boas roupas de frio: um bom corta-vento, um bom casaco e ficar atento à previsão do tempo. Pela manhã, as temperaturas ficam próximas a 0ºC e o tempo muda com frequência, por causa da altitude. Levar um lanche leve e protetor solar também é muito importante. Sugiro que cheguem até as 5h30, para ter uma boa visibilidade do nascer do sol.

Para quem pretende subir de carro, é preciso ficar atento à recomendação do guia:

Caso a opção seja ir de algum veículo, carros baixos não são aconselhados, já que a inclinação do acesso em alguns pontos passa de 50 graus, sendo considerada uma das estradas mais íngremes do país.

Vale lembrar que o acesso ao pico funciona de terça a domingo, das 7h às 15h, e a entrada de animais domésticos é proibida.

Mais geada em Friburgo

Vegetação ficou parcialmente coberta por gelo na região do Parque Estadual dos Três Picos (PETP)Vegetação ficou parcialmente coberta por gelo na região do Parque Estadual dos Três Picos (PETP) | Foto: Reprodução/Parque Estadual dos Três Picos (PETP)

Ainda nesta quarta-feira, dia 21, o Parque Estadual dos Três Picos (PETP) também publicou em suas redes sociais algumas fotos da geada em Friburgo.

Assim como na Caledônia, a região registrou temperaturas próximas a 0°C, de acordo com a administração do local.

Para a reportagem, uma meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fala sobre a influência do El Niño e explica como ficam os termômetros durante a estação mais fria do ano no Sudeste.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.