Escalada inédita do Pico Maior dos Três Picos vira filme que será lançado nesta terça, 23, em Nova Friburgo
Documentário terá exibição gratuita; trabalho foi selecionado para o renomado Rio Mountain Festival 2025, no próximo mês

Um dos maiores desafios da escalada brasileira agora ficará eternizado em um filme.
A ousadia de enfrentar uma montanha imponente sem cordas, sem equipamentos de segurança e apenas com a própria força é o ponto de partida da obra dirigida e produzida por Juran Santos e Felipe Lombardi.
Com 39 min de duração, a obra acompanha Amarildo Chermont na escalada em solo da face leste do Pico Maior dos Três Picos, com seus 750 metros de altitude, uma rota clássica que há mais de 50 anos inspira gerações de montanhistas.
"Solo Sagrado" mergulha em temas como propósito, simplicidade e a profunda conexão entre homem e montanha.
Segundo o diretor Juran Santos, foram seis anos de produção entre captação, preparação e edição, resultando em imagens que revelam tanto a grandiosidade da natureza quanto os bastidores de um desafio que não se repete.
De todas as programações que a gente fez, havia uma que tinha que dar certo em um único dia: a subida. Não havia possibilidade de repetir. Começamos às 6h e terminamos às 19h. Foi a parte mais tensa da gravação.
Para Amarildo Chermont, escalador e protagonista, o filme reflete sua forma de viver:
Há alguns anos decidi largar a cidade e morar aos pés dos Três Picos, onde recarrego minhas energias. O solo me conecta com a montanha de um jeito único. Costumo dizer que sinto mais medo de pegar o carro e estar no trânsito do que de escalar, que é o que eu amo. E juntar esse time, essa equipe, foi muito legal. Abrir portas pra galera vir perguntar, tirar dúvida e conhecer.
Com direção de fotografia de Marlon de Souza e imagens aéreas de Felipe Lombardi, o documentário reúne depoimentos de familiares, amigos e nomes importantes do montanhismo, compondo uma narrativa de aventura, emoção e memória.
Cartaz de lançamento projeto, que acontece nesta terça-feira, 23, a partir das 19h | Foto: Divulgação
Rio Mountain Festival 2025
Outro grande destaque é que o documentário foi selecionado para o Rio Mountain Festival 2025 (RMF), um dos mais importantes festivais de filmes de montanha, reconhecido por valorizar produções nacionais e internacionais que retratam a aventura, a natureza e o espírito humano diante de grandes desafios.
O RMF será realizado no próximo mês, nos dias 15 a 19 de outubro.
Serviço:
Lançamento "Solo Sagrado"
Dia: 23/09 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Casa da Serra Carioca (Espaço Arp)
Ingresso: Entrada gratuita
Ficha Técnica
Apresentação: Serra Carioca
Patrocínio oficial: Casa Cônego
Apoio: Free Mountain Festival
Direção e Produção: Felipe Lombardi e Juran Santos
Fotografia e Direção de Fotografia: Marlon de Souza
Edição e Imagens Aéreas: Felipe Lombardi
Elenco Principal: Amarildo Chermont
Elenco de Apoio (Escaladores): Felipe Lombardi e Job de Assis
Entrevistados: Alexandre Portela, Daniel Miller, Dario do Nascimento, José Emiliano Starosky, Juliana Paes, Maria Cleuza Chermont, Mirian Cordeiro, Paulo Cordeiro, Paulo Mascarin, Reinaldo Schuenque, Rodrigo Chermont, Sérgio Coutinho e Zé de Ziza
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!