MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Produção agrícola do terceiro distrito de Nova Friburgo é devastada pela chuva

Plantação de alface, abobrinha, salsa e couve-flor ficaram debaixo d'água

Por Natalia Amorim
21/03/22 - 16:42 | Atualizada em 22/03/22 - 09:35
Produção agrícola do terceiro distrito de Nova Friburgo é devastada pela chuva Plantações do terceiro distrito de Nova Friburgo foram devastadas pela chuva | Foto: Renato Cordeiro/Arquivo pessoal

As chuvas que atingiram as cidades da Região Serrana neste fim de semana também trouxeram prejuízos ao setor agrícola. Produtores rurais de Nova Friburgo amanheceram esta segunda-feira, 21, sem conseguir contabilizar a extensão de seus estragos.

Em São Lourenço, Salinas e Conquista algumas lavouras de alface, abobrinha, salsa e couve-flor tiveram 100% de perda. O gerente da Central de Abastecimentos do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa) de Nova Friburgo, Renato Cordeiro, disse que em função da atual condição em que se encontram as plantações, o agricultor não vai conseguir produzir nada nesses locais pelos próximos 20 dias.

“O solo está encharcado. Então, se o sol não abrir, não dá pra mexer na terra. O que piora ainda mais a situação do agricultor, que já vem, desde o ano passado, padecendo com vários fatores: a alta do adubo, a chuva constante que atingiu o município e afetou a produção desde outubro, até a alta do aluguel de máquinas pra arar o solo. Agora, vem um castigo desses, impacta muito a situação do produtor rural”, lamenta.

O solo encharcado atrasa o retorno dos trabalhos do produtor ruralO solo encharcado atrasa o retorno dos trabalhos do produtor rural | Foto: Renato Cordeiro/ Arquivo pessoal

O gerente da Ceasa disse ainda que a produção de três mil pés de abobrinha custa em média R$ 4 mil e cerca de R$ 3.600 o cultivo de 10 mil pés de alface, considerando os processos de plantio, e os investimentos em adubo e esterco para o agricultor.

Toda a aplicação é perdida quando a plantação fica debaixo d'água e o produtor fica no prejuízo.

O Portal Multiplix entrou em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura para saber se já foram enviados técnicos a esses locais para avaliar a situação e de que forma pretende auxiliar os produtores, que, desde o ano passado, vêm sofrendo com a incidência de chuvas e com a alta dos insumos. Por meio de nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que "representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater estão no terceiro distrito para fazer o levantamento das perdas dos produtores rurais, no entanto, essa valoração só será possível após todos os agricultores serem acessados".

Veja outros estragos causados pela chuva na Região Serrana do Rio.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.