MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procon-RJ monitora preços de mais de 600 produtos para Black Friday

Em Búzios, órgão vai lançar cartilha com dicas; em Cabo Frio, fiscais estarão nas ruas para fiscalizar preços

Por Vinícius Pereira
23/11/22 - 16:33
Procon-RJ monitora preços de mais de 600 produtos para Black Friday Fiscalização acontece on-line e também nas ruas | Foto: Divulgação/Procon-RJ

A Black Friday é uma das datas mais esperadas por consumidores que estão em busca de descontos.

A ação promocional ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro, que este ano será no dia 25.

Para evitar que o consumidor seja enganado com promoções falsas, o Procon-RJ está monitorando os preços dos produtos mais procurados na internet.

De acordo com o órgão, o principal objetivo é verificar se está ocorrendo a chamada 'maquiagem de preços', ou seja, a elevação dos valores cobrados nos produtos para, durante o período de promoção, retornar aos preços aplicados antes, sem, de fato, um desconto real.

Entre os dias 10 de outubro e 16 de novembro, os agentes fizeram um levantamento em oito grandes sites de venda e constataram descontos volumosos.

Segundo o Procon, os fiscais já identificaram descontos de até 47% no mês de novembro.

Fazem parte da pesquisa 649 itens, entre celular, micro-ondas, lavadora, aspirador robô, smart speaker, notebook, geladeira, TV, videogame e fogão. O órgão pretende fazer o monitoramento on-line no dia da promoção, além da fiscalização em lojas físicas.

A maioria dos produtos pesquisados no período apresentou alteração no preço, seja para mais ou para menos.

Como funciona a fiscalização?

No dia do evento, sexta-feira, dia 25, as equipes vão realizar uma nova ação para apurar os preços praticados para esses mesmos produtos fiscalizados anteriormente.

Ainda segundo o Procon, os agentes estarão nas ruas de municípios das regiões Metropolitana, dos Lagos, Serrana, Baixada e Norte Fluminense, em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon).

“Entendemos que esse evento é importante para a economia do estado, pois os lojistas ganham nas grandes quantidades vendidas e o consumidor, nas compras com descontos diferenciados. Por isso, estamos, desde outubro, fazendo monitoramento de preços, divulgando a cartilha Black Friday Legal. Continuaremos nas ruas para garantir a lisura do evento”, disse o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

O consumidor pode acessar a lista completa de produtos monitorados neste link.

Procon de Búzios criou uma cartilha para orientar consumidores Procon de Búzios criou uma cartilha para orientar consumidores | Foto: Divulgação/Procon Búzios

Cartilha virtual em Búzios

O Procon de Búzios, na Região dos Lagos do Rio, vai lançar uma cartilha virtual sobre a Black Friday. O informativo dá dicas sobre os cuidados básicos que devem ser tomados antes e depois da compra. O material estará disponível nas redes sociais do órgão a partir desta quinta-feira, dia 24.

"Preparamos essa orientação para os consumidores aproveitarem a Black Friday de maneira consciente, para que antes de irem às compras, entendam seu momento financeiro, planejem-se. Mesmo com muitos descontos, o melhor é evitar compras desnecessárias, especialmente no cartão de crédito. Avalie se é mais vantajoso compras à vista ou parceladas. Todos devem ter bastante cuidado com as compras por pix, para não caírem em golpe", disse Hanna Maia, coordenadora da unidade.

Na cidade, a população pode enviar denúncias de desrespeito ao consumidor através do número de Whatsapp (22) 2623-0314. O canal é exclusivo para atendimento preliminar e flagrantes.

Para abertura de reclamação, é necessário o comparecimento presencial na sede do Procon, localizada na Travessa dos Pescadores, nº 111, Centro.

O horário de funcionamento é às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h.

Em Cabo Frio, fiscais estarão nas ruas Em Cabo Frio, fiscais estarão nas ruas | Foto: Divulgação/Procon Cabo Frio

Fiscalização em Cabo Frio

Os fiscais estarão nas ruas para verificar se as lojas vão cumprir o que determina a lei.

Um vídeo explicativo será lançado nas redes socais do Procon Cabo Frio, nesta quinta-feira, 24, com dicas para o consumidor não cair em "pegadinhas'".

"Nós vamos fazer uma ronda itinerante pela cidade, visitando as lojas, verificando as propagandas. Também vamos atender as denúncias dos consumidores no dia sobre as promoções. Caso tenho tenha alguma ocorrência, iremos intimar e multar, se for necessário", explicou a secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Claudia Tavares.

Em Cabo Frio, denúncias, reclamações ou dúvidas podem ser enviadas ao órgão via e-mail cabofrio.procon@gmail.com ou pelo telefone (22) 2645-4799.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.