Procon apreende mais de 1,5 tonelada de alimentos impróprios para consumo em mercados de Nova Friburgo
Em um dos estabelecimentos, foi constatada a presença de moscas e baratas; área de produção foi interditada
O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira, dia 4, uma ação de fiscalização em quatro supermercados de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para apurar denúncias de irregularidades. O resultado foi assustador.
Segundo informações do órgão, todos os mercados foram autuados. Cerca de 1.522 quilos de alimentos impróprios para o consumo foram recolhidos e descartados.
Em três mercados fiscalizados, foram encontrados alimentos vencidos, sem especificação quanto à data de manipulação e validade, bem como armazenados de forma irregular, com câmaras frigoríficas repletas de alimentos diretamente no chão.
Agentes realizaram a fiscalização em Friburgo nesta segunda-feira, 5 | Fotos: Reprodução/Procon-RJ
Em um deles, também havia a presença de moscas e baratas. De acordo com o Procon-RJ, toda a área de produção foi interditada até que o problema seja resolvido.
Em outro mercado, os agentes encontraram apenas problemas estruturais.
O Procon-RJ informou que, por enquanto, os nomes desses estabelecimentos fiscalizados não serão divulgados:
Como se trata de uma fiscalização, foi lavrado auto de infração, esse processo administrativo ainda tramita sobre restrição e não é público, então não pode ser divulgado o nome dos mercados em razão do direito de defesa e do processo legal. Esses fornecedores, vão ter um prazo para apresentação de defesa que será analisada pela primeira instância do Procon e, se for aplicada a multa, ai, sim, a partir da aplicação da multa, poderão ser divulgados os nomes. Até lá o processo é restrito.
Denúncias e reclamações para o Procon-RJ podem ser feitas das seguintes formas:
Presencialmente na unidade, que fica na avenida Alberto Braune, 225, no Centro
Pelo site oficial do órgão. (neste caso, é preciso preencher um formulário)
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.