MENU

Portal Multiplix

Prefeitura de Nova Friburgo dá prazo de 150 dias para término de obra na praça CEUs

Prazo começa a valer após homologação e assinatura do contrato com a empresa

Por Luisa Machado
02/09/19 - 17:40
Prefeitura de Nova Friburgo dá prazo de 150 dias para término de obra na praça CEUs Obras no local tiveram início em 2014 e ainda não terminaram | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Desde 2014, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, a população do bairro de Olaria e das redondezas aguarda a conclusão das obras da praça CEUs, Centro de Artes e Esportes Unificados, localizada na Via Expressa. Após longa espera, o desejo da população está prestes a se tornar real.

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo finalizou, na última quinta-feira, 29 de agosto, o processo de contratação da empresa que vai concluir as obras da praça CEUs. Mais de R$ 500 mil serão pagos à empresa Fabicon Engenharia e Construtora Ltda, pelo serviço de recuperar as partes depredadas e finalizar a construção do complexo.

O espaço foi resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Nova Friburgo, e a obra para sua construção foi iniciada em 2014, durante o governo do então prefeito Rogério Cabral. No total, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão nas obras inacabadas.

O planejamento original era de que fosse construído um espaço cultural com teatro, galeria de artes, ginásio de esportes, academia de ginástica, pista de corrida, sala de leitura, sala de inclusão digital, assim como uma sala para o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e para Ponto de Cultura de Olaria.

Desde janeiro de 2017, um projeto funciona em uma das salas finalizadas da praça CEUs e dá esperança aos moradores do local, que têm o desejo de ver, finalizado, o complexo esportivo e cultural. É o Projeto Solução, que oferece aulas gratuitas de judô para crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos.

Para Carlos Hespanha, responsável pelo funcionamento do projeto em Nova Friburgo, a finalização da obra é um ponto positivo, tanto para o projeto, quanto para a população, que poderá usufruir do espaço.

“Acho excelente que se inicie a recuperação e término das obras na praça. Ver um investimento público inacabado gera descontentamento em qualquer visitante ao local. Ao se concluir as obras, vejo muita utilidade à região”, conta.

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que os trabalhos de recuperação da praça levarão ceca de cinco meses, até que ela possa para ser entregue para a população.

“Os trabalhos de recuperação da Praça CEUs serão iniciados após homologação e assinatura do contrato. O projeto consiste em recuperar a depredação e partes roubadas, além da conclusão do restante (em torno de 10% da obra) no prazo de 150 dias. O espaço será utilizado na área de cultura, esportes e assistência social”, finaliza.