Prefeitura de Búzios abre cadastramento para vacinação de animais em domicílio
Serviço é exclusivo para tutores idosos e pessoas com deficiência
Os donos de pets em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, podem participar do programa de vacinação em domicílio, criado pela prefeitura da cidade e que está com o cadastramento aberto.
O governo municipal informou, entretanto, que essa modalidade é exclusiva para tutores idosos e pessoas com deficiência com mais de cinco animais de estimação.
A administração municipal celebrou os dados do último levantamento feito na cidade. No mês de junho, 261 animais foram vacinados em seus lares, conforme números divulgados pela prefeitura.
Segundo o município, o serviço de vacinação em casa visa atender as necessidades dos tutores que se enquadram nesse perfil, facilitando o acesso aos cuidados de saúde animal.
Os interessados devem realizar o agendamento por meio do email informacaozoonoses@buzios.rj.gov.br, que pertence ao Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacinação antirrábica é direcionada aos animais com idade igual ou superior a quatro meses, proporcionando proteção contra a raiva, uma doença transmitida tanto aos animais quanto aos seres humanos.
Vale ressaltar que a vacina não é aplicada em filhotes com menos de três meses de idade e fêmeas gestantes ou amamentando.
A coordenadora da iniciativa, Claudia Valéria, falou sobre o comprometimento do município com a causa animal:
Ao disponibilizar o serviço de vacinação em domicílio, a administração municipal reforça seu compromisso com a saúde animal e o bem-estar da população.
A campanha de vacinação para cães e gatos, abrangendo toda a cidade, é realizada anualmente pela Prefeitura de Búzios, em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS).
O governo municipal garantiu que a equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses está pronta para auxiliar os tutores idosos e pessoas com deficiência com múltiplos animais de estimação.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.