MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Perigos do mar agitado: dois homens morrem afogados em Arraial do Cabo

Saiba a importância da população respeitar os alertas da Defesa Civil

Por Juan Rodriguez
19/07/21 - 12:31
Perigos do mar agitado: dois homens morrem afogados em Arraial do Cabo Defesa Civil emitiu alerta de mar agitado na Região dos Lagos para esta semana | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Neste domingo, 19, dois homens morreram afogados e foram encontrados no mar do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas estavam nas pedras quando foram surpreendidas pelas ondas.

Nesta semana, o Projeto Costa do Sol de Defesa Civil já emitiu alertas sobre um ciclone extratropical que passa pela costa e causa ventos de até 69km/h. A tendência é que o mar fique ainda mais agitado a partir desta terça-feira, 20, com algumas praias da Região dos Lagos registrando ondas de até um metro e meio.

Desde 2017, o projeto emite diariamente um boletim climático com informações sobre a probabilidade de chuva, previsão pluviométrica, intensidade e direção dos ventos, temperatura, umidade relativa do ar e outras. Além disso, há alertas em horários variados, conforme a necessidade, sobre as condições dos mares.

Os dados são colhidos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Defesa Civil Estadual, Marinha do Brasil, além de análise de dados dos satélites EumeSat, GOES 16, NSFC NASA e modelos de simulação climática obtidos pelo CORDEX SAT da WCRP CORDEX.

Mas qual é a importância da população acompanhar e, principalmente, respeitar esses alertas?

"As informações são colhidas para ajudar na prevenção e segurança da população, profissionais de áreas como pesca, construção civil, segurança pública, topógrafos e outros, além de comerciantes e empresários do turismo, e mídias de comunicação", conta Marcio Soren, presidente do Projeto Costa do Sol, que também é bombeiro civil e consultor em Defesa Civil.

"É de grande importância o acompanhamento dos boletins, alertas e avisos para que sejam evitados acidentes em costões, como a fatalidade deste último fim de semana. Também ocorreram acidentes, apesar dos alertas expedidos pelo projeto no dia 23 de abril, com uma canoa havaiana que virou e com uma lancha que um dos passageiros foi lançado ao mar, ambos acidentes no boqueirão da barra de Cabo Frio, na saída para o mar do canal do Itajurú", recorda o presidente do projeto.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.