MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MPRJ apura denúncia sobre carnes com prazo de validade vencido em freezers de maternidade em Friburgo

Prefeitura tem até dez dias para responder questionamentos

Por Alice Wandrofski
29/04/24 - 16:53 Atualizada em 30/04/24 - 17:28
MPRJ apura denúncia sobre carnes com prazo de validade vencido em freezers de maternidade em Friburgo Denúncia de carnes vencidas em freezers da maternidade foi feita no último dia 21 | Foto: Reprodução/Internet

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, investiga possíveis irregularidades no recebimento e conservação de alimentos destinados à rede de saúde mental da cidade.

O anúncio foi feito pelo MPRJ nesse domingo, 29, e está ligado aos 100 kg de carne com prazo de validade vencido que foram encontrados em dois freezers do Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro no último dia 21.

A investigação acontece por meio de um inquérito civil instaurado pelo MP, que já estabeleceu o prazo de dez dias úteis para que a prefeitura esclareça alguns detalhes do ocorrido, como:

Qual a quantidade total de produtos encontrada fora da validade ou imprópria para consumo, especificando o peso e valores das peças de carne, individuais e totais; informações sobre a instauração de sindicância ou processo administrativo para apurar o caso, a extensão do dano e as respectivas responsabilidades; e sobre quais medidas foram ou serão adotadas para evitar novos fatos como o ocorrido.

O MPRJ também deu um prazo de sete dias úteis para que as Vigilâncias Sanitárias do município e do estado respondam aos questionamentos, “principalmente sobre a existência de laudos e aplicação de eventuais sanções”.

Além de questões sobre segurança alimentar e controle sanitário, o órgão também vai apurar um “possível dano ao erário”.

Ao Portal Multiplix, a prefeitura disse na manhã desta segunda-feira, 29, “que já abriu um processo administrativo interno para apurar o que houve e que vai enviar os documentos solicitados pelo MPRJ dentro do prazo estabelecido”.

A reportagem também entrou em contato com o governo do Rio, que, na tarde de terça-feira, 30, informou o seguinte:

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, informa que recebeu nessa segunda-feira (29/04), a solicitação do MPRJ e que realizará uma inspeção no local.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.