Já comprou o presente da garotada? Lojas de Nova Friburgo e região já funcionam em horário especial
Pesquisa do IFec RJ aponta que sete em cada dez consumidores pretendem presentear alguém no Dia das Crianças
Parte dos consumidores deve comprar mais de um presente
|
Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Os consumidores de Nova Friburgo e região que quiserem presentear alguém neste Dia das Crianças não precisa se preocupar. O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio autorizaram que as lojas abram na próxima quinta-feira, 12 de outubro, até as 22h, feriado em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Também foi autorizado que as lojas estendam o horário de funcionamento para impulsionar as vendas.
As empresas podem permanecer abertas até as 21h durante a semana, e funcionar das 9h às 18h neste domingo, dia 8.
Também poderão funcionar a partir das 9h de segunda-feira, 9, quando normalmente o comércio da cidade respeita a 'Semana Inglesa' e só funcionam a partir de 13h.
Ambas as situações dependem de homologação, junto aos sindicatos, de um termo de adesão à convenção coletiva da categoria.
Na área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio estão, além de Friburgo, os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro - todos da Região Serrana do Rio.
Preferência dos consumidores
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) indica que sete em cada dez consumidores pretendem presentear alguém no Dia das Crianças.
Os brinquedos são a preferência de 57,5% dos consumidores que desejam comprar presentes, seguidos de roupa (31,5%), eletrônicos (6%) e calçados (5,1%).
Desse grupo, 13% querem comprar mais de um tipo de presente.
Dos consumidores entrevistados que irão presentar alguém, 65,6% disseram optar por comprar em lojas físicas, já 23,4% em lojas virtuais e outros 10,9% em ambas as formas.
Para quem for comprar pela internet, o Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) fez um levantamento dos preços de 100 brinquedos em 13 lojas virtuais.
O resultado é assustador: foi verificada uma variação de até 251% nos valores dos presentes. A pesquisa completa você confere na reportagem.
De acordo com o IFec RJ, a expectativa é de que as vendas deste período gerem cerca de R$ 324 milhões. O gasto médio com as compras é estimado em R$ 134.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.






