Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo federal veta dosimetria de penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Presidente Lula (PT) divulgou a decisão ao final da Cerimônia em Defesa da Democracia, no Palácio do Planalto

Por Alice Wandrofski
Com informações da Agência Câmara de Notícias
09/01/26 - 17:17
Governo federal veta dosimetria de penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro Veto foi assinado nessa quinta-feira, 8 | Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert (PR)

Na Cerimônia em Defesa da Democracia, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o projeto de lei (PL) nº 2.162/2023.

Conhecido como PL da Dosimetria, o texto previa a redução de penas das pessoas condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado.

O projeto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado em dezembro.

Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp

Durante a cerimônia que marcou os três anos dos ataques contra as sedes dos três Poderes, o presidente falou sobre a defesa da democracia:

A democracia não é uma conquista inabalável. Ela será sempre uma obra em construção, sujeita ao permanente assédio de velhos e novos candidatos a ditadores. Por isso, a democracia precisa ser zelada com carinho. E defendida com unhas e dentes, dia após dia.

Com a decisão de Lula, o projeto volta ao Legislativo.

Na manhã desta sexta-feira, o Congresso Nacional informou que o veto será analisado em sessão conjunta de deputados e senadores.

Os parlamentares poderão manter ou derrubar o veto.

O projeto

O texto aprovado por deputados e senadores determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, estarão sujeitos apenas à pena mais grave em vez da soma de ambas as penas.

A proposta também reduz o tempo necessário para a progressão de pena (passagem do regime fechado para o semiaberto ou domiciliar) em determinados casos.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.