MENU

Portal Multiplix

Governador do Rio vai visitar cidades serranas atingidas pela tragédia em 2011

A partir deste domingo, Cláudio Castro vistoria obras e relembra vítimas do desastre em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis

Por Redação Multiplix
08/01/21 - 18:19
Governador do Rio visita cidades serranas atingidas pela tragédia em 2011; confira a agenda Cláudio Castro vai visitar cidades da Região Serrana nos dez anos da tragédia climática | Foto: Divulgação/Eliane Carvalho (Governo do Rio)

O governador em exercício Cláudio Castro inicia no próximo domingo, dia 10 de janeiro, uma série de visitas às cidades serranas atingidas pela tragédia em 2011. A intenção é vistoriar obras em andamento e anunciar novas intervenções em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Areal.

Nesta semana, o governador decretou a transferência da sede do Governo do Estado para a Serra e luto oficial de domingo até a próxima terça-feira, 12, para marcar os 10 anos da tragédia causada pelas chuvas.

No domingo, depois de participar de um ato ecumênico em memória às vítimas no Cristo Redentor, no Rio, o governador sobrevoará as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo para vistoriar obras nas áreas.

Em Nova Friburgo, participa de uma homenagem aos cidadãos e profissionais que atuaram na tragédia das chuvas. Em seguida, visita uma obra em encosta no Jardim Califórnia.

Cláudio Castro também lançará o programa Limpa Rio, que vai contemplar os rios Paquequer, Rio Príncipe e Córrego Imbuí, além da Casa do Trabalhador, para ampliar a geração de emprego e renda na região.

Na segunda-feira, 11, em Teresópolis, o governador em exercício se reúne com associações de moradores da região e síndicos do Conjunto Habitacional Fazenda Ermitage, lança a Pedra Fundamental em homenagem às vítimas da tragédia e o programa Limpa Rio.

O Cláudio Castro também realiza um fórum com prefeitos e secretários da Região Serrana e participa de uma cerimônia para homenagear profissionais e cidadãos que se dedicaram ao enfrentamento do desastre.

Ações

Estão previstas novas intervenções em rios e canais dos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Em Petrópolis, serão realizados os serviços de desassoreamento e proteção dos taludes dos rios Santo Antônio, Cuiabá e Carvão.

Em Nova Friburgo, as intervenções irão contemplar o Córrego Dantas e o Rio Bengalas.

Já em Teresópolis, serão executadas as obras para a demolição da ponte existente e a construção de uma nova sobre o Rio Imbuí. O Rio Príncipe também receberá intervenções.

Os recursos são de aproximadamente R$ 283 milhões, provenientes de repasse de recursos federais, de convênios firmados entre Inea, Ministério de Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal.

O Governo do estado afirma que estão previstas ainda 23 licitações para contratação de máquinas e equipamentos para desobstruir vias através do Plano de Contingência para as Chuvas de Verão.

Agenda

Domingo - 10/1 (Nova Friburgo)

  • 7h - Cerimônia ecumênica em memória aos 10 anos da tragédia da Região Serrana. Local: Cristo Redentor.

  • 8h30 - Sobrevoo a Petrópolis, Teresópolis e Friburgo.

  • 10h - Cerimônia em homenagem aos profissionais e cidadãos que se dedicaram no enfrentamento à tragédia. Local: Quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo - Praça da Bandeira, 1.027 - Centro.

  • 14h30 - Visita às obras de encostas no Jardim Califórnia. Local: Rua Alcindo Alves dos Reis - Jardim Califórnia.

  • 16h30 - Lançamento do programa Limpa Rio. Local: Rua Alexandre Bachinni com Travessa Júlio Schottz – Córrego Dantas.

  • 18h30 - Inauguração da Casa do Trabalhador. Local: Avenida Alberto Braune, 223 – Centro.

Segunda - 11/1 (Teresópolis)

  • 9h - Café da manhã com associações de moradores e síndicos do conjunto habitacional Fazenda Ermitage. Local: Capela Bom Jesus - Rua Álvaro Alvim, s/n° - Granja Florestal.

  • 11h - Lançamento da pedra fundamental do monumento em homenagem às vítimas. Local: Parque Sudantex - Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 150 – Várzea.

  • 12h - Lançamento do programa Limpa Rio. O governador concederá entrevista. Local: Parque Sudantex - R. Nilza Chiapeta Fadigas, 150 – Várzea.

  • 14h30 - Fórum com prefeitos e secretários da Região Serrana . Locais: Hotel Alpina e Golf Clube - Rua Candido Portinari, 837 - Bairro do Golf.

  • 17h - Coletiva de imprensa - Balanço sobre o fórum. Local: Hotel Alpina - Rua Candido Portinari, 837 - Bairro do Golf.

  • 18h - Cerimônia em homenagem aos profissionais e cidadãos que se dedicaram no enfrentamento à tragédia. Local: Quartel do Corpo de Bombeiros - Rua Guandu, 680 – Pimenteiras.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.