Friburguense de coração, diplomata Laudemar Aguiar é indicado para chefiar embaixada do Brasil na Grécia
Comissão do Senado aprova por unanimidade indicação de embaixador; nomeação ainda precisa passar pelos parlamentares
Laudemar durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que aprovou sua indicação para chefiar a embaixada do Brasil na Grécia
|
Foto: Reprodução/Andressa Anholete (Agência Brasil)
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal aprovou, na última quarta-feira, 12, a indicação do diplomata Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto para chefiar a embaixada do Brasil na Grécia.
A nomeação de Laudemar, friburguense de coração, ainda precisa ser aprovada pelo plenário do Senado antes da oficial.
A indicação (MSF 68/2025), feita pela Presidência da República, recebeu parecer favorável do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), lido em reunião pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
O resultado da votação foi unânime: 13 votos a favor e nenhum contrário.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Durante a sabatina, o diplomata destacou o crescimento das relações comerciais entre Brasil e Grécia.
Segundo ele, as exportações brasileiras ao país triplicaram entre 2017 e 2024, mas ainda se concentram em produtos de baixo valor agregado, como insumos agrícolas e minerais.
Laudemar ressaltou que há oportunidades de expansão em setores de alta tecnologia, como o de aeronáutica e defesa (áreas em que empresas como a Embraer podem se destacar):
Na área de defesa, temos várias oportunidades por conta da necessidade de países europeus de aumentarem o orçamento de defesa, por causa de sua participação na Otan.
Ele também comentou o atual contexto geopolítico da região, observando a melhora nas relações entre Grécia e Turquia, embora o impasse sobre a ilha de Chipre continue sendo um ponto de tensão.
Aguiar tem 65 anos e é ministro de primeira classe do Itamaraty, o mais alto grau da carreira diplomática.
Desde 2023, ocupa o posto de secretário de Promoção Comercial, Ciência e Cultura no Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Raízes em Nova Friburgo
Embora tenha nascido em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Laudemar Aguiar cresceu em Nova Friburgo, na Região Serrana.
Filho do empresário Dr. Laudemar Aguiar (ex-diretor da Torrington Indústria e Comércio) e da estilista Maria Vênus, ele estudou nos colégios Santa Ignez e Anchieta.
Em 1981, foi aprovado no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática.
No ano seguinte, ingressou no Instituto Rio Branco, academia diplomática brasileira, responsável pela seleção, formação e aperfeiçoamento de diplomatas.
Ao longo de mais de quatro décadas de carreira, o diplomata representou o Brasil em importantes missões internacionais.
Laudemar atuou nas embaixadas brasileiras na Rússia, Espanha, Uruguai e Inglaterra. Além disso, foi embaixador no Suriname (2017–2021) e no Irã (2021–2023) — este último cargo também aprovado pelo Senado, conforme noticiado pelo Portal Multiplix.
Em fevereiro deste ano, ele participou da abertura da mostra "O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia - Arte Ciência e Sustentabilidade", no Espaço Arp, em Nova Friburgo.
Na ocasião, ele ocupava o cargo de Secretário de Promoção Comercial, Ciência e Tecnologia em Inovação e Cultura, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Grécia
Com 10,4 milhões de habitantes e um PIB de US$ 257 bilhões, a República Helênica ocupa posição estratégica entre a Europa, Ásia, Oriente Médio e África.
A Grécia é a maior economia da Península Balcânica e tem destaque em setores como turismo, produtos agrícolas, farmacêuticos e refino de petróleo.
O diplomata destacou ainda o aumento do intercâmbio entre os dois países: cerca de 75 mil brasileiros visitaram a Grécia em 2024, enquanto apenas 9.000 gregos vieram ao Brasil neste mesmo período.
Segundo o senador Hamilton Mourão, a Grécia tem índice de desenvolvimento humano superior ao do Brasil, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A Grécia possui um IDH que o coloca na posição 34 do PNUD. Tem uma elevada expectativa de vida, de 81 anos, e praticamente 99% da população é alfabetizada.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






