Friburgo tem 2ª menor temperatura do Brasil nesta terça; moradores registram vídeos da geada
Estação do Instituto Nacional de Meteorologia, em Salinas, marcou 1,7ºC por volta das 7h

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, registrou mais uma marca histórica devido ao frio intenso nesta terça-feira, dia 4.
A cidade teve a segunda menor temperatura entre as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em todo o país: 1,7ºC - por volta das 7h.
Segundo o Inmet, Friburgo ficou atrás apenas do Pico do Couto, em Petrópolis, também na Região Serrana do Rio, com 1,5°C.
Ao Portal Multiplix, moradores de Friburgo enviaram registros que mostram o frio e o congelamento em alguns pontos do município.
Hernandes Miranda é aposentado e encontrou o campo encoberto por gelo. A vegetação congelada fica em um terreno no bairro Conquista, no sentido Campinas.
O vídeo abaixo foi feito por ele, por volta das 6h:
O aposentado falou sobre a experiência de andar sobre o terreno cheio de gelo:
É gelo mesmo, o mato chega a quebrar. É como se alguém tivesse jogado um calcário por aqui.
A Caledônia também foi um dos lugares da cidade serrana com baixas temperaturas.
O guia de turismo Paulo Braga Junior frequentemente sobe ao pico durante as manhãs. Ele costuma fazer fotografias e vídeos das ocorrências de geadas e não poderia deixar o fenômeno passar em branco.
As imagens foram registradas também às 6h. Nelas, é possível ver placas de gelo formadas sobre a guarita. As poças congelaram:
No centro da cidade, muita gente fez questão de tirar fotos nos termômetros.
O Designer Gráfico, Raphael Pires, fez um registro na praça Getúlio Vargas, por volta das 7h35:
Registro realizado por volta das 7h35 desta terça-feira, 4 | Foto: Raphael Pires
Para Raphael, a sensação térmica era bem menor do que a temperatura mostrada no painel:
Eu estava tremendo de frio, mesmo com casaco. Se eu pudesse colocava mais uns dois de tanto frio que eu estava sentindo. Para mim, parecia que estava negativo.
Esse frio todo já atinge a cidade há alguns dias. Na segunda-feira, 3, a cidade chegou a registrar 0.8ºC de sensação térmica, mesmo com as temperaturas um pouco mais altas do que nesta terça.
E pode preparar o casaco, o frio não deve ir embora. De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, os friburguenses vão sentir esse tempo mais gelado nos próximos dias:
Na quarta-feira, 5, tem uma pequena elevação, ficando em torno de 16ºC. Na quinta e sexta, já tem um aumento na temperatura, com céu mais aberto e pouca possibilidade de chuva. A máxima deve chegar aos 20ºC. No sábado e domingo, as temperaturas máximas devem chegar aos 21ºC.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.