MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dragagem do Canal do Itajuru e outras obras no entorno da Lagoa de Araruama são anunciadas pelo estado

Pacote de R$ 22 milhões prevê urbanização e pavimentação de vários pontos de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Araruama

Por Vinícius Pereira
31/03/22 - 15:39
Dragagem do Canal do Itajuru e outras obras no entorno da Lagoa de Araruama são anunciadas Lançamento das obras aconteceu nesta quinta-feira, 31, em Cabo Frio | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciaram nesta quinta-feira, 31, um pacote de obras para as cidades de Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos. Entre as principais ações, está a dragagem do Canal do Itajuru, que fica localizado entre a Lagoa de Araruama e o oceano Atlântico.

De acordo com o estado, as intervenções estão orçadas em R$ 22 milhões e incluem a pavimentação e urbanização que englobam 28 pontos de praias no entorno da lagoa. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Ainda segundo o estado, as obras visam retirar cerca de 335 mil metros cúbicos de areia do canal para destinação ambiental adequada. A execução dos projetos será supervisionada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A areia oriunda do desassoreamento será utilizada para recompor a faixa de areia nas orlas que ficam na praia do Coqueiral, Amores, Barbudo, Gavião, Monte Alto, Caiçara, Novo Arraial, Figueira, Siqueira e Praia Seca.

A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório de uma universidade em Cabo Frio e contou com a presença dos prefeitos das cidades; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Doutor Serginho; do secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha; além de outras autoridades.

A prefeita de Araruama, Lívia Bello, agradeceu o início das obras que são importantes para as cidades da Região dos Lagos.

“Deixo o meu agradecimento ao governo do estado pela confirmação da dragagem do Canal do Itajuru e toda extensão da laguna de Araruama, onde informaram que o tempo de duração da obra será de 10 meses. Na ocasião, também recebi a autorização do Inea para prosseguimento das obras das pontes do mais audacioso projeto de extensão da Orla Oscar Niemeyer”, disse a prefeita.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.