MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dezembro Verde: Cabo Frio segue com canil lotado e sem campanha contra maus-tratos a animais

População pode ajudar por meio de doações. Castramóvel também não funciona

Por Vinícius Pereira
16/12/22 - 15:15 | Atualizada em 19/12/22 - 11:11
Dezembro Verde: Cabo Frio segue com canil lotado e sem campanha contra maus-tratos a animais Cerca de 300 animais estão no Canil Municipal de Cabo Frio | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Dezembro é o mês de conscientização com foco no combate ao abandono e maus-tratos contra animais. Em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, uma lei de maio de 2022 instituiu a Campanha ‘Dezembro Verde, não ao abandono de animais’, mas as ações ainda não saíram do papel.

Abandonar animais é crime previsto em lei, com multa e punição de três meses a um ano de detenção.

A iniciativa de autoria da vereadora Alexandra Codeço (Republicanos) visa dar maior visibilidade ao tema, estimulando a prevenção ao abandono de animais, empregando recursos visuais de impacto.

A lei foi criada também para contribuir com a melhoria dos indicadores, ampliar o nível de resolução das ações direcionadas por ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área. Codeço falou sobre a criação dessa lei:

Eu sempre amei animais. Atualmente, tenho um gato e um cachorro que sou apaixonada. A lei de minha autoria visa mudar esse cenário na nossa cidade, promovendo a conscientização de toda a população sobre a crueldade que é o abandono de animais. Através desta campanha, conseguiremos sensibilizar as pessoas e reduzir o número de cães e gatos sem lar.

Neste ano, as ações ainda não foram consolidadas, mas a vereadora sinalizou que, “junto ao Executivo, estaremos providenciando para a campanha ser realizada em dezembro do próximo ano”.

A vereadora Carol Midori (PP) disse que ações são feitas em prol dos animais na cidade, como campanha de adoção, projetos de lei, programas de arrecadação de ração:

Trabalhamos sempre com muita intensidade nas denúncias de maus-tratos que recebemos através do gabinete. Muitos não sabem mais abandono também é crime de maus-tratos. Que nesse mês, essa campanha que ainda merece muito mais destaque por parte do poder público, possa levar um pouco de conhecimento e sentimento de humanidade para todas as pessoas entenderem que jamais um animalzinho deve ser abandonado!

Canil municipal

Por outro lado, segundo a prefeitura, o Canil Municipal de Cabo Frio permanece lotado e continua recebendo animais em estado de extremo abandono e maus tratos.

Em junho deste ano, o Portal Multiplix mostrou a realidade do local em uma reportagem que pode ser assistida neste link.

O local abriga cerca de 300 animais. Para tentar mudar essa situação, a Superintendência de Proteção Animal realiza constantes feiras de adoção, além de bazares para arrecadação de fundos.

O canil nunicipal está recebendo doações de ração e medicamentos. A administração não aceita dinheiro como forma de donativo.

Os interessados em ajudar podem se dirigir até a Secretaria de Agricultura, que fica na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, km 124.

Enquanto isso, na porta do canil, um castramóvel está estacionado, mas atualmente não funciona. Questionada, a prefeitura não disse o motivo nem deu prazo para que a unidade volte a funcionar.

Apesar disso, o município esclareceu que está inserido no Programa RJ Pet, do governo do estado. Desta forma, todos os animais do canil são castrados por meio do projeto.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.