Desenvolvimento para Riograndina: proposta de Friburgo é selecionada em projeto do Ministério das Cidades
Chegada de recursos depende agora do andamento das novas fases de aprovações do governo federal
.jpg)
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foi uma das cidades selecionadas pelo Ministério das Cidades (MCID) e pela GIZ Brasil para participar da primeira fase do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), que visa criar e implementar projetos voltados para o desenvolvimento urbano.
O bairro de Riograndina, no 2º distrito, foi escolhido por ser suscetível a ocorrências de desastres. A proposta é realizar diagnósticos e requalificar, urbanística e ambientalmente, o local.
No total, foram enviadas 170 propostas de 23 estados brasileiros, incluindo 17 capitais, para o processo de seleção.
Agora, os projetos dos 12 municípios selecionados passarão por um processo de aprimoramento e adequação para possíveis fontes de financiamento. Confira abaixo as propostas escolhidas:
Ao todo, 12 municípios brasileiros foram selecionados | Arte: Reprodução/Ministério das Cidades
Nova fase do processo
No segundo semestre deste ano, seis cidades serão escolhidas para serem parceiras do Projeto DUS e desenvolverem suas propostas em uma ação concreta de Desenvolvimento Urbano Integrado, pronto para ser financiado.
De acordo com o cronograma, na próxima semana, serão realizadas reuniões e consultorias para a próxima fase, que acontece em agosto. Só então, serão definidas as propostas que irão receber o financiamento.
Segundo o Ministério das Cidades, os projetos dos municípios que deixarem de ser selecionados não serão perdidos. O Projeto DUS pretende sistematizar o conjunto de ideias, com a aprovação de seus autores, que poderá ser acessado pelos mais diversos órgãos públicos e bancos de financiamento.
Comissão avaliou vários critérios para escolher os 12 municípios | Foto: Reprodução/Ministério das Cidades
Sobre o projeto
O projeto de cooperação Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) é fruto de uma parceria entre o Ministério das Cidades e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).
Ele foi implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, uma agência alemã de cooperação técnica.
O edital de chamamento para a seleção dos municípios foi assinado em março pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.