MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Deputado Glauber Braga (PSOL) expulsa militante do MBL da Câmara, em Brasília, e discute com Kim Kataguiri (União)

Parlamentar afirma que pedirá cassação do mandato de Glauber

Por Alice Wandrofski
17/04/24 - 12:47 Atualizada em 22/04/24 - 16:06
Deputado Glauber Braga (PSOL) expulsa militante do MBL da Câmara, em Brasília, e discute com Kim Kataguiri (União) Imagens mostram desentendimentos na Câmara dos Deputados | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) expulsou um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), o influencer Gabriel Costenaro, da Câmara dos Deputados, em Brasília, nessa terça-feira, 16. Após o ocorrido, Glauber ainda discutiu com o parlamentar Kim Kataguiri (União-SP).

Com empurrões e chutes, Glauber retirou à força o integrante do MBL dos corredores da Casa Legislativa, como é possível ver nos vídeos que circulam nas redes sociais.

A discussão começou com trocas de acusações, até que Gabriel faz uma afirmação contra a mãe do parlamentar, Saudada Braga, ex-prefeita de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, cidade natal do deputado:

E a tua mamãe? E a tua mamãe? A tua mamãe é corrupta.

Glauber defende a mãe, antes do início dos empurrões:

É uma mulher honrada. Sabe por quê? Porque não tem como se defender, mas eu estou aqui para fazer a defesa.

Ainda nessa terça-feira, 16, os envolvidos na confusão compareceram ao Departamento de Polícia Legislativa (Depol).

Outro deputado federal, Kim Kataguiri (União-SP), também estava no local e se envolveu em uma nova discussão com Glauber.

Em um dos vídeos, é possível ouvir Glauber Braga chamando Kim de “defensor do nazismo”.

Logo depois, o deputado do União pede para o parlamentar repetir a ofensa.

Glauber então enfatiza: "Defensor do nazismo. Grava ali, grava ali". Kim faz um movimento com a mão e Glauber reage. Os dois são contidos pela Polícia Legislativa.

Veja os vídeos que mostram os ocorridos.

Nas imagens, algumas pessoas o incentivam e outras pedem para que ele pare.

Após o ocorrido, o representante do PSOL na Câmara usou as redes sociais para falar que teria sido provocado por Gabriel Costenaro pela “5ª vez”. Na publicação, o deputado ainda falou que não se arrepende do modo como agiu:

Nós não vamos recuar para militante fascista nem do MBL, nem de organização nenhuma. Não me arrependo de absolutamente nada do que eu fiz.

Também pelas redes sociais, o integrante do MBL, se pronunciou:

Eu vim a Brasília conversar com os deputados de direita sobre a regulamentação dos ‘Ubers’ (...) Depois de ir em alguns gabinetes, o Glauber Braga me encontrou na entrada da Câmara. E o que ele fez? Veio me provocar, alegando que eu ameacei a mãe de um assessor dele. Maluco e mentiroso.

Kim Kataguiri e Gabriel Costenaro falaram sobre os casos ocorridos na terça, 16, em uma coletiva de imprensa, transmitida pelos canais da TV Câmara.

O deputado Kim falou, na ocasião, sobre as medidas que serão tomadas:

Nós vamos ingressar hoje [terça], não apenas com um processo judicial, para que ele responda pelo que ele disse, mas também com uma representação no Conselho de Ética na Câmara dos Deputados, pedindo a cassação do deputado [Glauber Braga].

Solicitamos posicionamentos da Câmara dos Deputados, do MBL, do União e do PSOL sobre os ocorridos e aguardamos retorno.

Representação contra Glauber Braga

Nesta segunda-feira, 22, a Câmara do Deputados informou ao Portal Multiplix, que o partido Novo apresentou uma representação ao Conselho de Ética por “quebra de decoro parlamentar” contra o deputado federal Glauber Braga.

Agora, três nomes serão sorteados e um deles deve ser escolhido pelo presidente do conselho para relatar o processo.

O documento apresentado pelo Novo é assinado pelo presidente nacional do partido, Eduardo Rodrigo Fernandes Ribeiro, e em um trecho é justificado que:

A Constituição Federal, em seu Artigo 55, II, estipula a perda do mandato para o parlamentar cujo procedimento seja declarado incompatível com o decoro parlamentar. A gravidade das ações do Deputado Glauber, documentadas e amplamente conhecidas, sugere uma violação substancial desta disposição constitucional.

Após estabelecer o relator, há um processo a ser cumprido, como explicou a assessoria da Câmara dos Deputados à reportagem:

O relator analisa primeiro a admissibilidade do processo. Se aprovada, passa-se para a fase de notificação do parlamentar para apresentar a defesa escrita e, em seguida, inicia-se a instrução probatória. Somente no parecer final do relator, ele se pronuncia sobre o arquivamento da denúncia ou sobre a penalidade proposta.

Essa é a quinta representação de 2024 do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa Legislativa, sendo a segunda contra Glauber.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.