Corpo de Bombeiros resgata dez pessoas na trilha do Escalavrado, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis
Ação teve início na noite de sábado, 3, e durou até a 1h de domingo, 4

Em uma ação que durou um pouco mais de cinco horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio da guarnição do quartel de Teresópolis (16° GBM), na Região Serrana, resgatou dez pessoas no último fim de semana, na trilha do Escalavrado, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).
Segundo o CBMERJ, nove trilheiros e um guia foram encontrados em situação de risco durante a descida, sob frio intenso e escuridão. Além disso, eles estavam sem equipamentos adequados, como agasalhos e lanternas.
De acordo com os bombeiros, o grupo começou a trilha na manhã de sábado, 3. Porém, no meio do percurso, um dos participantes sofreu uma lesão e teve que retornar sozinho. À noite, sem notícias dos demais e com a temperatura caindo rapidamente, ele acionou o Corpo de Bombeiros.
O 16° GBM conseguiu contato com dois membros e com o guia, que passaram alguns detalhes sobre a situação.
Todos relatavam dificuldades na descida e preocupação com o agravamento das condições.
, afirmou o CBMERJ.
A equipe seguiu para a missão às 19h20 e por volta das 21h30 conseguiu localizar o grupo e começar a operação de descida. Veja algumas imagens desse momento:
Ainda segundo os bombeiros, "apesar de todos estarem conscientes e com capacidade de locomoção, o resgate exigiu cuidado extremo em cada passo. A escuridão e o terreno escorregadio impunham riscos constantes".
A ação foi finalizada à 1h de domingo, 4. Após isso, os trilheiros receberam atendimento médico no local e foram liberados sem necessidade de hospitalização.
De acordo com o CBMERJ, o trecho do Escalavrado é conhecido por sua complexidade e risco, sobretudo à noite e sob clima úmido.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!