MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Contas da Prefeitura de Teresópolis são rejeitadas pela Câmara dos Vereadores

No total, prefeito teve 15 votos contrários à aprovação e apenas quatro a favor

Por Natalia Amorim
14/12/22 - 11:50
Contas da Prefeitura de Teresópolis são rejeitadas pela Câmara dos Vereadores O prefeito Vinicius Claussen teve 15 votos contrários às contas de 2020 e apenas quatro a favor | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Na última terça, dia 13, o prefeito de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, Vinicius Claussen, teve as contas de 2020 reprovadas pela Câmara Municipal dos Vereadores.

Apenas quatro vereadores votaram a favor do prefeito: Tenente Jaime, Paulinho Nogueira, Teco Despachante e Diego Barbosa. Outros 15 parlamentares foram contrários às contas de Vinicius, em 2020.

Há um ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já havia rejeitado as contas da prefeitura.

Na ocasião, os magistrados informaram que optaram pela reprovação ao encontrar três irregularidades e 18 impropriedades, que resultaram em 21 determinações para o Poder Executivo da cidade.

Entre as irregularidades encontradas nas contas da gestão do prefeito Vinicius Claussen, estão as despesas com folha de pagamento, que segundo o TCE, excederam os créditos orçamentários da cidade, ferindo assim o artigo 167 da Constituição Federal.

Além disso, o tribunal apontou que a gestão municipal teve um déficit financeiro no total de R$ 56.145.542,39, indicando a não adoção de ações planejadas, com o intuito de alcançar o equilíbrio financeiro.

O órgão indicou ainda, como terceira irregularidade, o fato de a prefeitura ter assumido despesas que não pôde pagar integralmente. Sendo encontrada uma insuficiência de caixa no montante de R$ 54.223.972,39, no dia 31 de dezembro. O fato descumpre o artigo 42 da lei complementar federal nº 101/00.

O que diz a Câmara dos Vereadores

Por meio de nota, a Câmara Municipal de Teresópolis disse apenas que manteve o parecer prévio do TCE, que reprovou as contas do ano de 2020 do município de Teresópolis, tendo como ordenador de despesas o prefeito Vinicius Claussen.

Posição do município

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, se posicionou a respeito da reprovação das contas de 2020 por meio das redes sociais.

Segundo ele, ‘não há nenhum apontamento o TCE-RJ que caracterize desvio, dano ao erário, dolo ou quaisquer improbidades nas contas públicas de Teresópolis’.

Vinicius ainda diz que segue elegível, diferente do que dispõe o Decreto Legislativo, uma vez que ‘não é uma atribuição da Câmara Municipal decretar a perda dos direitos políticos, segundo a Lei Federal Complementar 64/90, alterada pela Lei Complementar 184/21’.

Na página da prefeitura, também foi publicada uma nota sobre o assunto, que pode ser conferida, na íntegra, através do site oficial.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.