MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conta de luz volta a ficar mais cara a partir desta terça-feira

Bandeira verde era mantida em vigor desde maio por causa da pandemia

Por Redação Multiplix
01/12/20 - 10:31
Conta de luz volta a ficar mais cara a partir desta terça-feira Mês de dezembro marca a reativação das bandeiras tarifárias | Foto: Banco de Imagem

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, após reunião extraordinária na segunda-feira, 30 de novembro, reativar a sistemática de acionamento das bandeiras tarifárias, com a definição da vermelha, patamar 2, para o mês de dezembro.

De acordo com a agência, aplicando a metodologia, fica estabelecida a bandeira vermelha, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, que já começa a valer nesta terça-feira, 1º de dezembro.

Devido a pandemia do novo coronavírus, a Aneel havia decidido, em maio, manter a bandeira verde acionada até o dia 31 de dezembro de 2020. Porém, a queda no nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia levaram à revisão da decisão.

Sistema de bandeira:

O sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, a cada mês, as condições e os custos de geração no país. De acordo com a Aneel, quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa.

Entretanto, quando as condições estão ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 e vermelha 2.

“Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, explicou o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.