MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça as propostas do candidato Pedro Gil (Patriota) para Teresópolis

Portal Multiplix abordou oito temas relevantes para a cidade serrana

Por Bárbara Storck
06/11/20 - 10:39
Conheça as propostas do candidato Pedro Gil (Patriota) para Teresópolis Pedro Gil (Patriota) | Foto: Divulgação

Pedro Gil nasceu em Sumidouro, tem 59 anos, é administrador. Já foi vereador em Teresópolis, presidente da Câmara Municipal e chegou a assumir a Prefeitura, interinamente, por 90 dias.

Portal Multiplix: Quais são os principais projetos para as áreas citadas abaixo?

  • Economia:

Tivemos este ano um grande impacto, em escala mundial, por conta da pandemia. Por isso, será necessário trabalhar arduamente, principalmente no que tange à criação de empregos. Para que estas vagas sejam criadas, é preciso incentivar que as empresas venham se estabelecer em nossa cidade. Pretendo apresentar o projeto da nova lei de incentivos fiscais com prioridade ao setor de serviços. Com isso, criaremos o CAIF (Comissão de avaliação de incentivos fiscais), que será responsável pela avaliação dos requerimentos e sua viabilidade. Também pretendemos criar um convênio público-privado de combate ao desemprego, onde será feito um sistema paralelo ao Sine de banco de vagas, conjuntamente com as empresas, dando maior celeridade às contratações. Pretendemos, também, rever o Programa POT de capacitação e reinserção de seus integrantes no mercado de trabalho, garantindo que o programa atenda a quem se encontre em situação de vulnerabilidade social. Obviamente, por Teresópolis ser uma cidade turística, devemos dar atenção especial à pasta do Turismo. Pretendemos dobrar o valor de investimentos para R$ 8 milhões. Assim, reformaremos o terminal rodoviário, criaremos uma central de gerenciamento de espaços turísticos, retomaremos a construção da nova Feirarte (Feirinha de Artesanato de Teresópolis), além de criar um circuito gastronômico municipal.

  • Esporte:

A área do esporte é muito importante para os cidadãos, pois traz mais qualidade de vida, retira jovens de situação de perigo, leva o nome da cidade para outras fronteiras através do esporte profissional, dentre outros benefícios. Por isso, pretendemos fazer parcerias pelo esporte cidadão entre os clubes, academias e centros esportivos, buscando integrar programas para crianças e jovens em atividades nos finais de semana. Pretendemos, também, criar o calendário anual de atividades esportivas em espaços públicos todos os finais de semana do ano. Criaremos um sistema de avaliação de desempenho de esportistas profissionais, no intuito de definir regras para concessão de apoio e bolsas a estes atletas, que levam além de nossas fronteiras o nome de Teresópolis. Vamos também reformar a Praça de Esportes Radicais, com a participação e orientação dos atletas e usuários, com o intuito de melhor adequá-la e modernizá-la.

  • Assistência Social:

Em nosso plano de governo, no que tange a pasta da Promoção Social, pretendemos ampliar a rede de proteção social, além de otimizar a execução do orçamento nas ações de proteção básica. Como ponto principal, apresentaremos e debateremos com a sociedade o Plano Municipal de Cooperativas Sociais. Através dele, o poder público participará na criação e/ou na gestão compartilhada de cooperativas em setores importantes como coleta seletiva, a produção agrícola e as artes manuais, com foco na proteção social e na inserção ao mercado de trabalho. Com isso, as pessoas em vulnerabilidade encontrarão acolhimento e uma forma de se reinserirem no mercado de trabalho e saírem desta situação de risco.

  • Educação:

Uma aberração que vem acontecendo em nossa cidade na área da educação, são as turmas bisseriadas e trisseriadas. Na mesma turma temos alunos de duas ou até três séries diferentes, ao mesmo tempo, com o mesmo professor. No meu plano de governo vamos acabar com esse absurdo, abrindo novas salas de aulas, unidades e/ou professores para eliminar este tipo de ocorrência. Outro ponto crucial se refere à merenda escolar. É inconcebível que uma cidade que seja polo produtor agrícola do estado não tenha uma merenda de qualidade e equilibrada. Assim, prevemos ampliar a compra de alimentos da agricultura familiar com percentual acima do obrigatório do PNAE. Desta forma, poderemos beneficiar não só aos alunos com uma refeição completa, como aos nossos produtores agrícolas com a compra de sua produção. Pretendemos, também, realizar nova licitação com contrato reformulado, eliminando as aberrações e ampliando as obrigações da contratada. Além disso, vamos reintegrar o serviço das merendeiras sob a responsabilidade da prefeitura e não da empresa contratada. Como se não bastasse, vamos recensear as escolas, a fim de poder alocar profissionais, estabelecer rotas de alunos e o desempenho e gestão das unidades, de forma mais assertiva.

  • Meio Ambiente e Mobilidade Urbana:

No que tange à mobilidade urbana, pretendemos apurar responsabilidades e eventuais danos ao erário no processo de integração do transporte público. Vamos, também, revisar e corrigir o novo sistema de sinalização semafórica, além de rever mudanças ineficazes no trânsito, promovidas pelo sistema de “baldeação”. Ponto fundamental será auditar as medições de gratuidade do transporte urbano nos últimos dois anos, pois é sabido que esta gratuidade é diluída no valor da passagem, o que pode encarecê-la em demasia. Quanto ao Meio ambiente, começaremos estruturando a cooperativa municipal de reciclagem. Após, precisaremos com urgência, buscar soluções para eliminação do lixão do Fischer, através de um conselho, composto por técnicos, que terá um prazo de 30 dias para apresentar um cronograma de implantação com metas claras para eliminação do lixão. Reiniciaremos de forma correta o processo de concessão para o saneamento básico, através da revisão do PMI, reestruturação do projeto e, principalmente, com a participação ampla e acessível da população para debate do modelo a ser adotado.

  • Saúde:

Um grande problema que afeta nossa saúde é a longa espera por atendimento, seja para uma consulta ou para realização de um exame. Para resolver isso, pretendo ampliar os horários de atendimento, garantindo maior quantidade de procedimentos por dia e fazer a repactuação do incentivo municipal, com a obrigação de ampliação de serviços de consultas e exames. Ponto crucial é a expansão da rede municipal. Hoje, boa parte das verbas da saúde é destinada à contratação de instituições privadas para a prestação do serviço, ao invés de investir em estruturas públicas. No meu plano de governo, pretendemos expandir a rede de Postos de Saúde da Família (PSF) em seis novas unidades; construir um centro de diagnóstico por imagem e construção de um hospital público municipal. Um dos setores mais importantes, porém, negligenciado, é o de vigilância epidemiológica, onde é possível promover a detecção e prevenção de doenças e seus fatores de risco. No nosso governo, no que se refere ao setor de vigilância epidemiológica, vamos equipar todo o setor, a fim de garantir o que for necessário para o bom andamento dos trabalhos; ampliar as equipes de fiscalização através de forças-tarefa e direcionar orçamento específico para ações de conscientização e prevenção.

  • Turismo:

O Turismo será preponderante para a recuperação econômica da nossa cidade, trazendo novos empregos, fazendo a economia girar e divulgando o nome Teresópolis por todo o país. Para que tudo isto ocorra, vamos dobrar o orçamento para investimentos neste setor, totalizando R$ 8 milhões para ações de estrutura e fomento. O primeiro passo será reformar completamente nosso terminal turístico do Soberbo. Infelizmente, o município perdeu um convênio federal com verba destinada para esta obra. Reiniciaremos o processo e teremos um aparelho turístico de referência. Retomaremos a criação da central municipal de gerenciamento de espaços turísticos e guias, que foi iniciado no meu período como prefeito e abandonado posteriormente. Outro projeto iniciado neste período e que retomaremos, será a construção da Nova Feirarte, com projeto apresentado à comissão de representantes da Feira, logo em janeiro de 2021. Por fim, criaremos um circuito gastronômico municipal, através de uma identidade gastronômica local, com ênfase nos produtos do interior, com a capacitação dos profissionais da área, além de um circuito de “aulas show”, gratuitas para a população, tornando a gastronomia em um case turístico.

  • Cultura:

Retomaremos o projeto do calendário dinâmico de eventos, que foi implantado no período em que estive prefeito. Com isso, faremos a criação de um portal de internet que integre todos os setores envolvidos na realização dos eventos como hotéis, translados, compra de ingressos, reservas de mesas, dentre outros, através de um espaço virtual de atendimento e relacionamento. Isso facilitará a vida de todos aqueles que queiram participar dos eventos culturais que ocorram em nossa cidade, pois em um só local poderão resolver todas as questões que envolvam o evento.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.